Este é o tipo de receita que me conquista e vira habitué da minha cozinha. É super saborosa e não dá trabalho nenhum de fazer. É de uma das deusas da minha cozinha (Tia Martha, quem mais?) e leva o meu molho de pimenta preferido: Sriracha.
Ai, ai. A vida podia ser simples e boa assim sempre, néam.
Receita ligeiramente adaptada da Revista Everyday Food (janeiro/fevereiro de 2011), mas que pode ser vista aqui
1/4 xícara de molho de soja (shoyu)
2 colheres (sopa) + 1 colher (chá) de vinagre branco
1 colher (sopa) de Sriracha (usei só 1 colher de chá porque tinha esperança de ter companhia para comer – da próxima, faço com a quantidade total)
1 colher de sopa de açúcar
1 1/2 colheres (chá) de gengibre fresco ralado (descasque antes de ralar, tá)
1 1/2 colheres (chá) de óleo de gergelim torrado
500 g de coxinhas da asa de frango (drumsticks)
Em uma assadeira de vidro refratário, misture o molho de soja, o vinagre, o molho de Sriracha, o açúcar, o gengibre e o óleo de gergelim. Adicione o frango e misture bem até que todos os pedaços fiquem cobertos com a marinada.
Deixe marinar por 30 minutos, virando os pedaços na metade do tempo.
Preaqueça o forno a 250ºC. Asse por 30 minutos (vire as coxinhas na metade de tempo), até que o frango esteja cozido e o molho tenha engrossado.
Conhece Sriracha? É um molho de pimenta delícia. Numa tradução pra lá de liberal do artigo da Everyday Food:
O molho doce e picante que combina pimentas vermelhas, alho, açúcar, sal e vinagre leva o nome da cidade litorânea de Sriracha, na Tailândia, onde uma versão mais espessa é servida com frutos do mar recém-pescados.
É mais doce e salgado do que o molho Tabasco, por exemplo. Talvez seja um pouco mais forte, também. Para quem gosta de pimenta, pode ser viciante.