Nos últimos tempos, tenho tentado – sempre que possível – substituir ingredientes industrializados por versões caseiras. É o caso do leite de coco. Sabe o que é melhor de produzir leite de coco em casa? É que o resíduo do leite é um coco fresco ralado delícia.
Só que nem sempre consigo consumir tanto coco ralado assim. Eu congelo, mas às vezes o freezer se queixa com a superlotação. Daí, saio doida pelo mundo atrás de uma receita que consuma muito coco ralado.
Foi assim que encontrei essa cocada, publicada há muito tempo em dois dos meus blogs preferidos: Technicolor Kitchen e Pecado da Gula.
Como era de se esperar, a receita não decepciona. As cocadinhas são deliciosas! Difícil é não perder o controle e comer um montão de uma vez!
1 lata de leite condensado
2 latas* de açúcar (use a lata de leite condensado como medidor)
200 g de coco fresco ralado
1 colher (chá) de manteiga sem sal
Unte com manteiga uma assadeira de bordas baixas (como a de cookie), uma forma refratária ou, ainda, uma bancada de granito.
Combine todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo médio-baixo, mexendo sempre até dar ponto como um brigadeiro de enrolar (cerca de 20-25 minutos). Cuide para não deixar a cocada queimar e escurecer (as minhas ficaram com cor de doce de leite clarinho).
Retire a panela do fogo e continue mexendo até que a mistura fique mais espessa. Despeje então a cocada na superfície preparada. Se achar necessário, alise-a com a espátula de silicone ou com as costas de uma colher levemente untada com manteiga.
Espere amornar e corte em quadradinhos. Guarde-os em um pote bem fechado em temperatura ambiente por até dez dias.
Rendimento: 15 pedaços de cocada de ~ 7 cm X 5 cm
* Não curtiu a unidade de medida ‘lata’? Eu também não curti muito. E, por isso, pesei a quantidade de açúcar que cabe em uma lata. É algo em torno de 235 g (470 g, no total).
* Combine os ingredientes antes de levá-los ao fogo. Sério. É importante. Tentei pular essa etapa e tive mais dificuldade de deixar a mistura uniforme.
* Não pule a etapa de continuar misturando a cocada após removê-la do fogo. É isso que faz com que o açúcar volte a cristalizar e dê ao doce o ponto de corte. Se você não o fizer, vai obter algo que lembra beijinho de coco, só que um pouco mais firme e muito mais doce.
* Para mim não deu certo fazer a cocada com coco ralado industrializado. Mas hei de tentar de novo. Se eu conseguir um resultado satisfatório, atualizo o post.
6 Comentários Esconder comentários
Amei
Meus filhos amam essa cocada feita com primor pela minha mãe . É uma luta dar o ponto nessa cocada ! Já fiz varias vezes,mas o ponto é que são elas ainda não acertei
Eu também tive dificuldade, Lígia – as observações finais são as lições que eu aprendi com as tentativas que não deram certo! Tô torcendo pra que você consiga agora! Abraços!
Ficou top meu doce
Faço há anos esta cocada que aprendi com minha mãe. Uso coco industrializado seco (sococo). Com aquele úmido e adocicado não deu certo.
Bom saber, Rita! Abraços!