Dia desses, topei com uma foto de uma salada de cenouras que me pareceu deliciosa. Para minha surpresa, era da minha musa baker, Dorie Greenspan.
A salada é besta de tudo, mas fica muito boa. O molho é ótimo e combina lindamente com o sabor adocicado das cenouras.
Caso ache que a coisa está cenourenta demais, substitua parte dela por beterraba ou maçã, raladas no ralo grosso. Se achar que a quantidade de cenouras é que assusta, pode usar só uma ou duas. Mas faça o molho todo, você pode guardá-lo na geladeira e usá-lo para dar uma graça nas saladinhas da semana.
Receita ligeiramente adaptada daqui
Para a salada:
500 g de cenoura ralada no ralo grosso (se a cenoura ralada estiver soltando muito líquido, esprema-a com as mãos antes de empregar)
Opcional – Um punhado de uvas-passas gordinhas
Opcional – Um punhado de nozes grosseiramente picadas (usei castanha-de-caju)
Opcional – Salsinha picada
Para o molho:
2 colheres (sopa) de mostarda Dijon
1 colher (sopa) de mel
1/4 de xícara de vinagre de cidra (usei vinagre de arroz, que é o que eu sempre tenho, e diminuí um pouquinho a quantidade)
1/2 xícara de óleo vegetal suave (usei girassol)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora, a gosto
Numa tigela grande, misture a cenoura ralada, as passas e as castanhas. Reserve.
Em uma tigela pequena, misture os ingredientes do molho, batendo bem até emulsificar. Prove e acrescente sal e pimenta-do-reino a gosto.
Agora, é só despejar o molho sobre a cenoura, misturar delicadamente até que tudo fique bem temperadinho e transferir para uma saladeira. salpique salsinha por cima e sirva imediatamente.