Olás! Ultimamente tenho tido dificuldade de manter a assiduidade das postagens aqui no blog. Os dias estão corridos e a disposição para cozinhar de madrugada já não é a mesma. Mas, finalmente, farei uma postagem temática no dia certo: hoje é 5 de maio, ou Cinco de Mayo, um dia de fiesta para os mexicanos!
Para celebrar os 155 anos da improvável vitória mexicana contra o exército francês na batalha de Puebla (sim, eu consultei a Wikipedia para saber exatamente do que se tratava, hehehe), vamos de brownie de novo!
Este tem uma pegada mais spicy, com canela e pimenta caiena. Eu adoro – meu chocolate preferido do momento é um amargo com chilli.
A massa é bem fluida, parece de bolo, e a gente fica com a sensação de que não vai dar certo e que vai ter um brownie ‘cakey‘ (que eu não curto muito). Mas, depois de frio, ele se redime e fica mais denso, como o bom brownie deve ser.
Sem mais delongas, vamos à receita!
Receita ligeiramente adaptada daqui
Ligue o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma assadeira média (25 cm X 35 cm). Forre com papel manteiga, deixando sobras de papel dos lados, e unte o papel também.
Em uma tigela, peneire juntos os ingredientes secos – farinha, cacau, canela, pimenta, fermento e sal. Misture bem com um fouet e reserve.
Em uma panela grande, leve a manteiga ao fogo somente até derreter. Deixe que ela amorne e então adicione o açúcar, a baunilha e os ovos, misturando muito bem com uma colher de pau a cada adição. Adicione os ingredientes secos e mexa até que fique bem uniforme.
Verta a massa na assadeira preparada e leve ao forno por uns 25 minutos ou até que o brownie passe no teste do palito (ao espetá-lo, o palito de dentes sai com migalhas úmidas).
Deixe o brownie amornar na assadeira. Para desenformá-lo, segure as sobras de papel manteiga e erga-o cuidadosamente.
Corte em pedaços e sirva.
Rendimento: 15 pedaços grandes (6 cm X 6 cm) e um monte de aparas deliciosas.
* Pra quem não está habituado com pimentas e picâncias, é melhor começar com 1/4 de colher de chá de pimenta-caiena. Prove – se achar pouco, coloque mais um pouquinho.