Eu normalmente não preciso de pretexto para fazer brownies. Mas, se o tiver, e se ele for bom (como o aniversário de alguém querido), tanto melhor 😉
Preparei estes brownies para levar para a repartição e, assim, cantarmos parabéns para o querido F., ex-colega que voltou a trabalhar pertinho da gente.
Aproveitei um pote de Nutella na despensa, mais um monte de Ferrero Rocher que eu ganhei na Páscoa, e fiz uma ode à matadora combinação avelã + cacau.
Gente, que sucesso. Todo mundo A-M-O-U. Mas era de se esperar, né 😉
Preaqueça o forno a 180ºC. Forre com papel manteiga uma assadeira com 25 cm X 35 cm, deixando sobras dos lados (elas ajudarão na hora de desenformar o brownie).
Na tigela da batedeira, junte a manteiga derretida e os açúcares e bata até ficar bem misturado. Adicione os ovos, um a um, batendo bem a cada adição.
Em outra tigela, peneire juntos a farinha, o cacau em pó, o fermento e o sal. Misture com um fouet até ficar uniforme.
Adicione a mistura seca à tigela da batedeira e bata em velocidade baixa-média até incorporar.
Despeje a Nutella em uma vasilha de vidro refratário e leve ao micro-ondas por 30 segundos (assim, ela vai ficar mais fluida e se misturar melhor à massa). Separe 1/4 de xícara de Nutella e junte o restante à massa do brownie, misturando bem.
Despeje a massa na assadeira preparada, alisando a superfície com uma espátula. Com o auxílio de uma colher, espalhe aquele 1/4 de xícara de Nutella sobre o brownie. Com uma faca, trace linhas na superfície do brownie para criar o efeito marmorizado (poucas linhas, tá? Senão fica só bagunçado). Distribua os bombons pelo brownie de forma que cada pedaço fique com um.
Leve ao forno por ~40 minutos ou até que o brownie passe no teste do palito dele (migalhas úmidas ficam grudadas ao palito de madeira).
Deixe esfriar completamente antes de cortar em pedaços.
Rendimento: 15 pedaços generosos (e aparas disputadas a tapa).