Minha filha é uma pessoinha curiosa. Como a maioria das crianças, ela adora chocolate. Mas é muito seletiva – só come se for puro. Não tolera chocolate com castanhas, confeitos, chocolate branco, crocantes de qualquer tipo. E prefere chocolate meio amargo. Chocolate ao leite, ela come um pedacinho e já enjoa.
Modos que, toda Páscoa, ficamos com um excedente de chocolate ao leite que dura um tempão. E ele fica na minha diminuta despensa, ocupando espaço e me enchendo os pacovás.
Neste ano, a irritação bateu e eu quis dar um fim digno ao estoque de chocolate ao leite da figurinha. “Pode usar pra cozinhar, mamãe, mas pode ser brownie?”. Pode, pincesa.
Recorri ao meu eterno oráculo de delícias. E claro que a Pat tinha uma receita de brownie que usava a exata quantidade de chocolate ao leite que sobrava em casa. Preparei e foi um sucesso estrondoso entre os meus convivas domésticos.
Crianças são críticas muito honestas, mas um tanto lacônicas. As minhas comeram vorazmente, mas responderam apenas “aham” quando eu perguntei se os brownies estavam bons. Então pedi ajuda ao hômi, que é um avaliador mais experiente. Ele disse que é um pouco mais doce do que a receita que eu normalmente preparo, mas que o cheirinho de chocolate ao leite e a textura mais densa são perfeitas.
Vai na dele, que ele sabe das coisas.
Receita daqui (que saudade que eu estava de fazer suas receitas, Pat!)
½ xícara (113g) de manteiga sem sal
250g de chocolate ao leite picadinho
½ xícara (100g) de açúcar
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¾ xícara (105g) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de cacau em pó, peneirado – meça, depois peneire
1 pitada de sal
Unte uma forma de 20 cm x 20 cm com óleo vegetal e forre-a com papel manteiga. Deixe sobras de papel nas laterais para servirem de ‘alça’ na hora de desenformar os brownies. Ligue o forno a 180ºC.
Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo médio. Retire do fogo, junte o chocolate e aguarde 1 minuto. Mexa até que o chocolate derreta completamente (caso esteja difícil de derreter o chocolate com o calor residual da anela, ligue o fogo e deixe por uns 15 segundos – desligue e continue mexendo). Deixe esfriar um pouco.
Acrescente o açúcar e misture com um batedor de arame. Depois junte os ovos, um a um, misturando bem a cada adição. Adicione a baunilha. Acrescente então a farinha, o cacau e o sal e misture até homogeneizar.
Espalhe a massa na forma preparada e asse até que um palito inserido no centro do brownie saia com migalhas úmidas.
Deixe esfriar completamente na forma sobre uma gradinha. Corte em quadradinhos para servir.
* Não sei se já contei pra vocês muitas vezes (sim, eu sou repetitiva), mas eu só asso brownies em assadeiras descartáveis de alumínio de 1,25L de capacidade. O brownie sai facinho e nunca preciso untar.
* Sou vegana há pouco mais de dois anos, mas minha família, não. Todos seguem consumindo produtos de origem animal, embora observem com curiosidade – e às vezes até comam – o que eu preparo para mim.