Pense em um brownie delícia, chocolatudo, doce na medida. Agora pense neste sabor com uma textura leve, fofinha, que quase desmancha na boca. Parece bom? Eu sei. Mas é ainda melhor quando você come.
O que faz este brownie ter uma textura tão boa e tão diferente? Farinha de aveia, essa belezinha rica em fibras, vitaminas e sais minerais. E um tanto mais de líquido, para garantir a umidade da massa.
Meu crítico mais exigente de brownies, o hômi, foi categórico – “para mim, não é brownie se não for fudgy”. E, depois de mais um pedaço, acrescentou: “mas é uma delícia”.
Receita bastante adaptada daqui
Preaqueça o forno a 180ºC. Forre uma assadeira quadrada de 20 cm com papel alumínio, deixando sobras de uns 5 cm nas laterais da assadeira (elas formarão ‘alças’ que ajudarão muito na hora de desenformar o bolo). Unte o papel alumínio (mas não as ‘alças’).
Em uma panelinha, leve ao fogo baixo a manteiga até que derreta. Apague o fogo e acrescente 1/2 xícara de gotas de chocolate, misturando delicadamente com uma colher de pau até obter uma mistura uniforme. Reserve.
Em uma tigela grande, junte os ovos e o açúcar e bata com um fouet até que o açúcar derreta e os ovos espumem um pouco. Some o extrato de baunilha e o café e misture bem (se o café estiver quente, adicione-o aos pouquinhos, mexendo sempre, para que o choque térmico não cozinhe os ovos).
Nessa altura, a mistura de chocolate e manteiga já deve estar morna. Acrescente-a à tigela com a mistura de ovos e bata com o fouet até ficar homogênea.
Sobre essa mistura, peneire a farinha de aveia, o cacau em pó, o sal e o fermento e mexa até incorporar. Não se assuste: a massa ficará fluida como massa de bolo (e não pesada feito a de brownie).
Verta a massa na assadeira preparada e espalhe por cima o restante das gotas de chocolate. Leve ao forno por 25-30 minutos ou até que o brownie passe no teste do palito (ao ser espetado no bolo, o palito sai com algumas migalhas úmidas).
Deixe a assadeira esfriar sobre uma gradinha antes de desenformar e servir.
– Outro dia descobri que há fermentos químicos em pó que contêm glúten. Assim, caso pretenda fazer essa receita para alguém com restrição séria a glúten, além de usar aveia certificada, por favor, fique atento ao fermento.