Eu sei, eu sei. Sumi há mais de mês e apareço com a cara mais pimpona do mundo. Meu desaparecimento coincidiu com a volta ao trabalho presencial em tempo integral. Fiquei sem tempo para cozinhar – e, confesso, sem muita vontade de testar receitas novas.
Mas aconteceu que, dia desses, foi aniversário de um amigo e eu preparei para ele um dos bolos preferidos da minha existência não-vegana: o bolo de chocolate e stout. E fiquei pensando que ele merecia muito uma versão vegana.
Aí resolvi combinar a receita original e uma outra que eu adoro e ver o que dava. Infelizmente já não me lembro mais o gosto do bolo original, mas, olha, o vegano ficou delícia. Ainda falta a cobertura de cream cheese que era um espetáculo à parte, mas foi um bom começo.
Para a cobertura, usei cerveja stout também. Ficou com um toque amargo mais presente. Assim, se você não curtir amarguinhos, use leite vegetal.
Ingredientes líquidos:
200 g de açúcar
250 mL de cerveja stout (1 xícara)
75 g de manteiga vegana a base de coco (usei da Copra)
15 mL de vinagre de sabor suave (1 colher de sopa)
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
Ingredientes secos:⠀
180 g de farinha de trigo
50 g de cacau em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de fermento químico
1/2 colher (chá) de sal
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma fôrma de furo no meio de 18 cm de diâmetro com óleo vegetal ou manteiga vegana e polvilhe com cacau peneirado (se preferir, forre com forminhas de papel 10 cavidades de uma assadeira de cupcakes tamanho standard). Reserve.
Em uma tigela média, peneire os ingredientes secos, misturando-os com o auxílio de um fouet. Reserve.
Em uma panela grande, leve ao fogo baixo a manteiga e a cerveja stout, misturando com um fouet até ficar uniforme. Adicione os demais ingredientes líquidos e misture até que o açúcar se dissolva. Tire do fogo e deixe esfriar por alguns minutos.
Por fim, adicione os ingredientes secos sobre os líquidos e misture a massa só até ficar uniforme. Verta-a na forma preparada (ou nas forminhas de papel) e leve ao forno.
O bolo maior leva pouco mais de 30 minutos para ficar pronto. Os bolinhos, 20 minutos. Como sempre, fica o alerta: fique atento ao cheiro de bolo assado e faça o teste do palito (que deve sair limpo ao espetar a massa do bolo).
Deixe o bolo (ou os bolinhos) esfriarem sobre uma grade antes de comer.
* Em um dos testes da receita, fiz uma coberturinha para o bolo com o restinho de cerveja. Fiz assim: 1/2 xícara de cacau em pó (40g), 1/2 xícara de açúcar (100g), 1/2 xícara de stout (120ml) e 2 colheres de sopa de óleo de coco sem sabor (25g). Leve ao fogo mexendo sempre. Quando ferver, continue mexendo por mais uns 2 minutos e pronto! Pode despejar ainda quente sobre o bolo morno.
* Não conhece stout? É cerveja preta! Mas tem que ser das mais amarguinhas. Cerveja tipo Malzbier, seja a marca que for, é muito doce e interfere no resultado final. Caracu já dá certo.