Olá, pessoas queridas que ainda passam por aqui. Espero que todos estejam bem de saúde e que estejam conseguindo amparar seus corações de alguma forma. São tempos difíceis, mas hão de passar. Como já dizem os budistas, a impermanência é a única certeza. Para o mal ou para o bem, tudo acaba (aliás, os budistas também falam que mal e bem são conceitos relativos e complementares, mas vou deixar essa divagação para uma outra oportunidade).
Para confortar vocês – e a mim, que fui a provadora dessa receita – trago hoje um bolo de banana que é um abraço quentinho. Úmido, fofo, perfumado, com pedacinhos de pecã aqui e ali, é uma festa para o paladar.
Não costumo ter companhia infantil para bolos veganos, mas este o Gab quis comer junto. E amou.
Receita adaptada desse daqui
3 3/4 de xícara de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar mascavo claro (aperte na xícara ao medir)
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
1/2 colher (chá) de cravo-da-Índia moído
450 g de banana bem madura amassada (deu umas 5 médias, mas recomendo que você pese)
1 xícara de óleo vegetal de sabor suave
1/3 de xícara de xarope de bordo
1/3 de xícara de água
1 xícara de nozes pecã picadas
8 pecãs inteiras para enfeitar
Ligue o forno a 180ºC. Unte (com óleo ou creme vegetal) duas formas de bolo inglês (aproximadamente 20,5 cm x 10 cm x 7,5 cm) e polvilhe com farinha de trigo.
Em uma tigela grande, misture com um fouet a farinha, o açúcar mascavo, o bicarbonato de sódio, o fermento, o sal e as especiarias. Reserve.
Em uma tigela média, amasse grosseiramente as bananas com um garfo ou um amassador de batatas. Sobre elas, adicione o óleo, o xarope de bordo e a água e misture cuidadosamente. Vai ficar com uma cara meio talhada, mas tenha fé e siga para o próximo passo.
Derrame a mistura de banana sobre os ingredientes secos e misture muito bem com o auxílio de uma espátula – não se assuste, a massa é densa feito massa de brownie, mesmo. Raspe a espátula nas laterais e no fundo da tigela (os ingredientes secos podem estar escondidos por ali).
Quando a mistura estiver bem homogênea, acrescente as pecãs picadas e envolva-as (seu objetivo é que cada fatia seja premiada com um pedacinho, então capriche!).
Divida a massa entre as duas assadeiras, alisando a superfície com a espátula, e distribua as pecãs picadas por cima.
Leve ao forno até que os bolos passem no teste do palito (vai depender muito do seu forno).
Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Sirva morno ou em temperatura ambiente. Mas, como todo bolo com especiarias, no dia seguinte fica ainda mais gostoso.
É muito raro eu ter paciência para untar forma. Para preparar esta receita, eu normalmente uso formas de papel para bolo inglês – 2 tamanho G ou 4 tamanho M. Uso da Ecopack, que eu compro na Sulformas – sulformas.com.br (não é parceria, mas bem que poderia ser ;-D).
Não tem pecãs? Use outra castanha ou noz que combine com banana e especiarias. Nozes comuns e castanhas-do-pará são boas opções!