Eu nem ia publicar esta receita tão cedo. Muito perto de outra receita de bolo (os bolinhos de banana e granola) e de outra com maracujá (a mousse de maracujá). Mas calhou de eu ter muito tempo disponível e de estar impossibilitada de cozinhar durante essa semana. Uma conjuntura única, que eu espero que não se repita tão cedo, e que atende pelo singelo nome de Covid-19. Sim, minhazamiga, eu finalmente fui pega pelo Sars-Cov2 em sua sabe-se lá qual variante.
Os dois primeiros dias de sintomas foram punks – aliás, eram tão parecidos com a reação que eu tive à primeira dose da Astra-Zeneca que eu logo desconfiei que fosse Covid. Daí vieram a febre, a perda total de olfato e paladar e o resultado do exame de laboratório: um “REAGENTE” do tamanho de um ônibus.
Desde então, tenho passado dia e noite sozinha no meu quarto enquanto o restante da minha família, felizmente não infectado, segue sua rotina de trabalho e estudo. Mas não me queixo, não. Fico aliviada por ter onde ficar confinada sem colocar ninguém em risco. Fico feliz por ter tomado 5 doses de vacina e, por isso, ter desenvolvido uma forma pra lá de amena da doença. Fico profundamente grata por ter o hômi na minha vida e poder ficar sossegada – as crianças estão nas melhores mãos possíveis.
Agora é arrumar o que fazer nos próximos dias. E torcer pra não ficar com nenhuma sequela significativa.
Mas falemos de bolo! Bolo é alegria. E esse é um solzinho brilhante, como todo bolo de maracujá. Ele fica bem maracujudo, bem azedinho, bem molhadinho.
Se quiser, ao preparar o suco com os maracujás frescos, coe só a parte que vai usar no glacê e na caldinha e deixe o resto sem coar. As sementinhas trituradas dão uma crocância interessante à massa.
Receita adaptada daqui
150 g de açúcar
180 mL de água filtrada
60 mL de suco de maracujá (bata a polpa de 2 maracujás grandes com 1/3 de xícara de água, coe, meça e use)
75 g de óleo vegetal de sabor suave
210 g de farinha de trigo comum
1/2 colher (chá) de fermento químico
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
Para a calda:
2 colheres (sopa) de suco de maracujá (aquele que você fez antes)
1 1/2 colher (sopa) de açúcar
Para o glacê:
1/2 xícara de açúcar de confeiteiro ou impalpável
1 1/2 colher (sopa) de suco de maracujá (aquele que você fez antes)
Sementinhas de maracujá para decorar
Aqueça o forno a 180ºC. Unte com óleo vegetal e polvilhe com farinha de trigo uma forma de bolo inglês de 23x13cm (eu uso forma de papel forneável).
Numa tigela média, adicione o açúcar, a água, o suco de maracujá e o óleo e misture bem com um fouet até que o açúcar dissolva.
Peneire sobre a mistura líquida os ingredientes secos e misture até a massa ficar homogênea.
Verta a massa na forma preparada e leve para assar até que o bolo passe no teste do palito. Retire-o do forno e deixe que esfrie sobre uma grade.
Prepare a calda: combine o açúcar e o suco de maracujá em uma panelinha e leve ao fogo baixo mexendo sempre até que o açúcar se dissolva e o líquido ferva levemente.
Distribua a calda às colheradas sobre o bolo. Espere esfriar completamente.
Prepare então o glacê: basta juntar todos os ingredientes em uma tigelinha e misturar até ficar lisinho. Tem que ficar em uma consistência grossinha, mas que dê para derramar sobre o bolo.
Espalhe o glacê sobre o bolo e decore com sementinhas de maracujá. Pode servir neste ponto. Mas, se puder, espere a casquinha de açúcar do glacê secar – ela vai ficar bem clarinha e quebradiça, uma beleza!
1 Comentários Esconder comentários
Ficou muito bom 😊❤️