Nas férias do ano passado, tive a oportunidade de assistir a um canal de TV por assinatura cheio de programas interessantes – muitos deles, de culinária (o GNT).
Foi quando eu tive meu primeiro contato com a Nigella Lawson. Até então, só sabia que era uma moça que lambia os dedos e a colher enquanto cozinhava. Hoje, sei que ela também tem um jeito afetado de falar, que é linda e que tem uma mente muito criativa quando o assunto é comer sem culpa. 😉
Um exemplo disso é esse bolo, que recebe o nome de bolo quádruplo de chocolate porque tem chocolate de quatro formas diferentes (em pó, em calda, em gotas, em raspas – que eu substituí por mais gotas). Resolvi testá-lo como sobremesa na orgia de pizzas e foi sucesso absoluto. Por incrível que pareça, ele não é muito doce. E é um excelente companheiro para o sorvete de creme.
A receita foi anotada às pressas, durante um programa. Há uma seqüência de inclusão dos ingredientes, mas eu não me lembro direito.
Receita adaptada do programa Nigella’s feasts
1 2/3 xícara de farinha de trigo
1 1/3 xícara de açúcar
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
175g de manteiga amolecida
1/2 xícara de cacau em pó não adoçado (uso 100% extra brute)
1/3 de xícara de sour cream (uso coalhada ou iogurte)
2 ovos
½ colher (sopa) de extrato de baunilha
1/2 xícara de água quente
1 xícara de gotas de chocolate (uso meio amargo – 50%)
Para a calda:
1/2 xícara de água
1/2 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de cacau em pó
Comece forrando uma forma de bolo inglês com papel alumínio e preaquecendo o forno a 170°C.
No processador de alimentos, bata a farinha, o açúcar, a manteiga, os ovos e a essência de baunilha. Adicione em seguida o cacau e a água quente e bata mais um pouco. Junte então o sour cream (ou a coalhada, ou o iogurte) para uma última batida.
Feito isso, é hora de acrescentar o fermento e misturá-lo delicadamente, à mão (não me lembro se a Nigella fez isso, mas acho que é recomendável – fermento não gosta muito de agito). Por fim, acrescente as gotas de chocolate e misture-as à massa.
Despeje a massa na forma de bolo e leve para assar por uma hora (faça o teste do palito para ver se está bom).
Tire o bolo do forno e prepare uma calda para despejar sobre ele – leve ao fogo ½ xícara de água, ½ xícara de açúcar e 1 colher (chá) de cacau eu pó. Misture bem e deixe ferver um pouco até engrossar. Faça furos em toda a superfície do bolo e despeje a calda ainda quente sobre ele.
Quando o bolo esfriar, salpique raspas ou gotas de chocolate meio amargo em cima dele.
* A dica de forrar a forma com papel alumínio é muito boa. Não é preciso untar nada, o bolo sai facinho da forma… e, claro, não tem assadeira para lavar!
* A Nigella fez o bolo no processador de alimentos, mas é bem provável que você possa fazer num liquidificador potente, ou com a batedeira, ou à mão, mesmo.
* O bolo da foto foi feito com mini gotas de chocolate na massa (devo ter usado entre 1/2 xícara e 3/4 de xícara) e na finalização (espalhei o restante sobre ele depois da adição da calda, enquanto ele ainda esfriava – as gotas ficaram com um brilho lindo e levemente aderidas à superfície do bolo).
1 Comentários Esconder comentários
[…] 1. Bolo quádruplo de chocolate […]