Quando eu preciso de comidas reconfortantes, penso logo em chocolate e comidinha de mãe. Melhor ainda quando os dois elementos estão na mesma receita.
Este bolo estava no caderninho de receitas da tia Zeci. É incrivelmente fofo e delicado. Como diminuí a quantidade de açúcar da receita e usei um pouco de cacau, ele ficou doce na medida certa para paladares adultos. Mas meu lado criança gulosa pediu gotas de chocolate. E cobertura de Nutella. E Ovomaltine salpicado por cima.
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento químico em pó
2 xícaras de açúcar (usei 1 1/2)
2 xícaras de leite bem quente
1 xícara de óleo de canola
2 ovos
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de chocolate em pó (usei metade chocolate em pó, metade cacau em pó)
Opcional – gotas de chocolate a gosto (usei um punhado de gotas brancas e meio amargas)
Para a cobertura:
110 g de Nutella
200 g de creme de leite
Ovomaltine a gosto
Na tigela da batedeira, junte o óleo, os ovos e o açúcar. Bata até ficar homogêneo. Acrescente a baunilha e o chocolate em pó e bata novamente. Adicione farinha e leite, alternadamente, batendo a cada adição (vão ser 3x de farinha e 2x de leite). Por fim, some o fermento e o bicarbonato, mexendo delicadamente somente até incorporar.
Verta a massa em uma forma de furo no meio com capacidade para 2,4 litros. Espalhe por cima as gotas de chocolate, se for utilizá-las. Leve para assar em forno preaquecido a 180ºC até que o bolo passe no teste do palito.
Retire o bolo do forno e deixe-o esfriar sobre uma grade antes de desenformar. Enquanto isso, prepare a cobertura – numa panelinha, leve o creme de leite e a Nutella ao fogo até obter uma mistura lisa e homogênea.
Com o bolo mais frio, desenforme-o no prato em que pretende servi-lo e derrame a cobertura. Espalhe pela superfície do bolo com uma espátula. Polvilhe Ovomaltine, se gostar (eu recomendo).
* Como eu não tinha uma forma com capacidade para 2,4 L (10 xícaras de massa), usei duas formas menores – uma de 1,5 L e outra de 0,9 L. Foi preciso assar os bolos separadamente (ou eu correria o risco de queimar o menor ou embatumar o maior).