E a temporada de confraternizações de fim de ano chegou! E, antes que eu chova no molhado, comentando como 2015 passou voando (e passou mesmo), vou dar uma sugestão delícia para aquela confraternização com amigos de infância – ou amigos tão próximos que até parece que vocês cresceram juntos. É este bolo com jeitinho do famoso toalha felpuda, tão comum nas festinhas infantis dos anos 80.
Para quem não foi criança ou não teve crianças nessa época, toalha felpuda nada mais é do que pão-de-ló cortado em quadradinhos que mergulham primeiro em uma calda doce, depois em coco ralado. Eles são embalados um a um, em pedaços de papel alumínio, e servidos geladinhos. Tem até receita aqui no blog.
A ideia de fazer um bolo gelado de brigadeiro veio… ahn… do freezer. Sim, eu originalmente tinha pensado em fazer um bolo toalha felpuda normal. Mas, como já tinha no freezer dois discos de bolo de chocolate prontinhos, resolvi aproveitá-los.
O bolo é um nega maluca facílimo de fazer, que não requer batedeira ou liquidificador. Receita campeã da Marly, gente, não tem erro. Já a calda é da Carole Crema, uma ninja dos bolos gelados. O resultado é dos mais felizes – quadradinhos de bolo geladinhos, molhadinhos e com gosto de brigadeiro. Quer mais o quê? 😉
Receita do bolo ligeiramente adaptada daqui, receita da calda ligeiramente daqui
Para a massa de bolo:
3 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
3/4 xícara (chá) rasa de óleo de canola
2 xícaras (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de chocolate em pó
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 xícara (chá) de água fervente ou café pronto, forte
Para a calda:
1 lata de leite condensado (395 g)
4 colheres (sopa) de cacau em pó não adoçado
1 colher (sopa) de manteiga
500 ml de leite
Para cobrir:
Chocolate granulado quanto baste para envolver os pedaços de bolo (eu usei 1 pacote de 150g)
Para embalar:
18 pedaços de papel alumínio com 20 cm X 25 cm*
Unte e enfarinhe uma forma retangular de 20 cm X 35 cm. Ligue o forno a 180ºC.
Em uma tigela grande, misture o óleo, o extrato de baunilha e os ovos com um fouet até ficar homogêneo. Adicione o açúcar e mexa bem, até que ele se dissolva. Some então o chocolate em pó, a farinha, o sal e o fermento, misturando até a massa ficar homogênea. Por fim, adicione o líquido quente, mexendo até obter uma massa lisa e uniforme.
Despeje a massa na forma reservada e leve-a ao forno até que o bolo passe no teste do palito. Deixe o bolo esfriar completamente – de preferência, depois de frio, deixe-o no freezer por pelo menos 15 minutos para que ele resista melhor ao banho de calda sem se desmanchar.
Para a calda, junte o leite condensado, o cacau em pó e a manteiga em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo, mexendo sempre, até dar ponto de brigadeiro. Deixe esfriar. Acrescente então o leite e misture até virar uma calda fluida.
Agora, prepare a sua linha de montagem. Em uma tigela média, derrame a calda. Logo ao lado, em um prato fundo, despeje o chocolate granulado. Logo adiante, disponha o papel alumínio cortadinho. Por fim, retire o seu bolo do freezer e corte em 18 pedaços.
Agora é preciso agilidade. Com um garfo próprio para banhar, espete o pedaço de bolo pela lateral, passe rapidamente pela calda e, em seguida, pelo granulado. Pouse o pedaço de bolo em papel alumínio e embrulhe rapidamente, formando um pacotinho*. Repita o procedimento para todos os pedaços de bolo.
Com todos os pacotinhos prontos, basta levá-los à geladeira até que fiquem bem geladinhos. Transporte-os em caixa térmica e sirva gelados.
*A quantidade e o tamanho dos pedaços de papel alumínio dependem diretamente da quantidade e do tamanho dos pedaços de bolo. Eu parti o bolo em 18 pedaços que mediam algo em torno de 6 cm X 4 cm X 5 cm.
*Recomendo que você conte com um ajudante para embrulhar os bolinhos no papel alumínio. Do contrário, você vai precisar lavar as mãos a cada bolinho que retirar do garfo de banhar.