Das receitas pequenas que andei desenvolvendo nos últimos tempos, uma das que mais me fazia falta era um bolinho de milho. Eu amo, mas até então só fazia receitas grandes.
Esta receita exige um equipamento especial que não um garfo ou fouet – um mixer de mão para triturar o milho. Mas, convenhamos, não é nada assim tão terrível. Também dá para usar o liquidificador (mas suja um pouco mais de mais louça).
O resultado é um bolo de milho fofinho, honestinho, daqueles que a gente toma com um café e prontamente se sente em casa.
Receita adaptada dessa daqui, que é da diva Rita Lobo e de micro-ondas
2 colheres (sopa) de milho verde debulhado (pode ser em lata, congelado, pré-cozido, cru e fresco…)
1/4 de xícara de leite (use leite de coco para uma versão sem lactose)
1 ovo
2 colheres (sopa) de óleo vegetal (use o de sua preferência)
1/4 de xícara de açúcar
1 pitada de sal
1/4 de xícara de fubá mimoso
1/2 colher (sopa) de fermento
Ligue o forno a 180ºC. Prepare as forminhas que vai utilizar – se usar forminhas de metal, forre-as com forminhas de papel ou unte-as e enfarinhe-as. Se usar forminhas de silicone, como eu, não faça nada 😉
No copo do mixer, adicione o ovo, o leite, o óleo e o milho. Bata com o mixer até que o milho fique bem triturado, por uns 2 minutos. Adicione então o açúcar e bata mais 1 minuto. Por fim, some o sal, o fubá e o fermento, envolvendo delicadamente com um fouet pequeno até que a massa fique homogênea (ela é mais líquida, mesmo, não se assuste).
Despeje a massa nas forminhas, enchendo até 2/3 da capacidade, e leve ao forno até que os bolinhos estejam crescidos e corados. No meu forno, isso levou cerca de 20 minutos. Faça o teste do palito para se certificar de que estão prontos.
Retire os bolinhos do forno e deixe-os sobre uma grade para que esfriem.A receita rende 5 bolinhos (usei forminhas de silicone com capacidade para até 1/3 de xícara de massa).