Junho é um dos meus meses preferidos. Além de ser mais friozinho (adoro frio), é o mês das festas juninas, que homenageiam Santo Antônio, São Pedro e São João. É tempo de comer bem! E quem reina nas mesas, nessa época, são os ingredientes com um jeitinho caipira, como o milho, a mandioca, o arroz, o amendoim, o coco.
Este bolinho não faz feio em nenhum festejo junino. É doce na medida, tem boa umidade e é moleza de fazer. E sabe do que mais? Ele não tem glúten nem lactose – está liberado para quem tem essas intolerâncias alimentares!
Receita daqui, gentilmente cedida pela equipe de Alimentação e Bebidas e ligeiramente adaptada.
2 ovos grandes
180 g de açúcar
1 pitada de sal
50 g de óleo de canola
250 ml de leite de coco
1 lata de milho verde em conserva (descarte o líquido antes de usar)
250 g de flocão de milho
1/2 colher (sopa) de fermento em pó
50 g de coco ralado
Para preparar essa receita, utilize um liquidificador bem potente ou um multiprocessador. Comece batendo os ovos e o açúcar até obter um creme claro. Adicione então o sal, o óleo e o leite de coco e bata até obter um creme homogêneo.
Adicione o milho e bata até que ele fique grosseiramente triturado. Adicione então o flocão de milho – faça-o em três vezes para não maltratar demais o seu eletrodoméstico. Por fim, quando a mistura estiver mais homogênea, acrescente o coco e o fermento e misture ligeiramente, só até incorporar.
Acomode o bolo em uma forma média, com furo no meio (com capacidade para 6 xícaras), untada com óleo vegetal e polvilhada com açúcar. Leve-o para assar em forno preaquecido a 180ºC até que ele fique ligeiramente dourado, soltando das laterais da forma.
Retire do forno e espere esfriar uns 15 a 20 minutos antes de desenformar. Sirva morninho ou em temperatura ambiente, com um bom café feito na hora. Se não tiver restrições alimentares, experimente uma fatia quentinha com um pouco de manteiga.
2 Comentários Esconder comentários
[…] 3. Bolo de flocão, milho e coco […]
[…] 5. Bolo de milho e coco […]