Minha irmã costuma dizer que a minha mãe lê receitas só para fazê-las completamente diferente. E sabe do que mais? Descobri que cozinho que nem ela 🙂
Esta receita foi copiada de um caderno de receitas da mamãe. Seguindo a tradição familiar, substituí alguns ingredientes. O único que eu não recomendo que você o faça é o principal: a maçã verde. Usei maçãs gala simpáticas, que conferiram umidade e textura à massa, mas senti falta de um sabor mais intenso da fruta. Creio que maçãs verdes fariam um efeito melhor.
Ah, aproveito também para agradecer a companhia das ‘minhazamiga’ de fogão (#PalmirinhaFeelings) nos últimos três anos de No calor do fogão. Que bom que vocês não desistiram de me visitar! 😀
4 maçãs verdes descascadas e raladas (usei maçã gala com casca, mas tentarei novamente com maçã verde)
2 xícaras de açúcar (usei açúcar mascavo)
1/2 de óleo (usei óleo de canola)
1 xícara de castanhas picadas (usei castanha do pará)
1 xícara de uvas passas (não tinha em casa)
2 ovos
2 colheres (sobremesa) de bicarbonato de sódio
2 colheres (sobremesa) de canela em pó e essência de baunilha (usei extrato de baunilha e uma colher de sobremesa de especiarias para pão de mel)
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo (usei farinha de trigo integral)
Peneire todos os ingredientes secos juntos. Reserve. Numa tigela, misture os demais ingredientes começando por óleo, ovos e açúcar. Acrescente maçãs, passas e castanhas. Por fim, adicione os ingredientes secos, mexendo até obter uma mistura homogênea.
Despeje em assadeira untada e enfarinhada (usei uma forma de bolo inglês) e leve ao forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 40 minutos.