Dá gosto cozinhar para os meus colegas de trabalho. Eles não têm frescuras em relação aos ingredientes – chocolate, coco, frutas, milho, tudo é bem-vindo. Comem com gosto e num instante já estão se acotovelando pelas migalhas finais.
Para uma festinha que fizemos por aqui, resolvi testar uma das receitas matadoras da Pat, do Technicolor Kitchen: um bolo de maçãs com casquinha de caramelo que eu namoro há anos.
Ingredientes separados para o bolo, descobri que o creme de leite fresco tinha acabado. E agora? Recorri a uma outra receita, do TK, mesmo, e ficou uma perfeição.
Um bolo para ser repetido muitas e muitas vezes…
Para o bolo:
3 xícaras (420g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 ¼ xícaras (300ml) de óleo
2 xícaras (400g) de açúcar granulado
3 ovos grandes (meus ovos não eram suficientemente grandes e eu usei 4)
2 maçãs verdes Granny Smith, descascadas, sementes e cabos removidos, picadas em cubinhos de 1 cm (usei maçã gala)
Para o caramelo (eu dobrei a receita abaixo):
½ xícara (88g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
2 colheres (sopa) de leite integral
4 colheres (sopa) (56g) de manteiga sem sal picada
Preaqueça o forno a 165ºC; unte com manteiga e enfarinhe uma forma de buraco no meio de 22cm de diâmetro (eu usei uma de 19 cm e uma de 15 cm).
Numa tigela média, peneire a farinha, o sal e o bicarbonato, misture e deixe reservado.
Numa tigela grande, misture o óleo e o açúcar, usando um fouet. Junte os ovos, um a um, batendo a cada adição. Acrescente os ingredientes secos e misture com uma colher de pau até homogeneizar (a massa é mais densa, mesmo, mas se estiver grossa demais, considere adicionar mais um ovo, como eu). Adicione então as maçãs e misture delicadamente.
Transfira a massa para a assadeira preparada (eu usei uma colher de sopa para me ajudar nessa tarefa). Leve ao forno por cerca de 1 hora e 15 minutos (faça o teste do palito). Deixe a assadeira esfriando sobre uma grade.
Enquanto o bolo esfria, prepare o caramelo: combine todos os ingredientes numa panelinha e leve ao fogo até ferver, mexendo algumas vezes para que não queimem. Deixe ferver por uns 5 minutos e então remova do fogo.
Com uma faquinha pontuda, faça furos em toda a superfície do bolo e regue-o com o caramelo, aos poucos, para que a cobertura seja absorvida.
Deixe o bolo esfriar completamente sobre uma gradinha antes de desenformar – caso contrário, pode grudar (passe uma faquinha ao redor do bolo, dentro da assadeira, para ajudar). E não se preocupe: a casquinha de caramelo aguenta ser desenformada sem grandes prejuízos.