1 mês desde o último post, 2 bebês, 3 meses como mãe de primeira viagem, 4 horas a menos de sono todos os dias – some esses números e o resultado será alguém completamente desabituado a escrever para o blog. Já comecei este post de uns 5 jeitos diferentes, sem muito sucesso. Diante disso, vou preferir deixar a filosofia para momentos mais inspirados e falar logo desse bolo.
Ah, esse bolo. Eu o fiz num fim de semana em que os bebês receberiam muitas visitas. Tudo conspirou para que ele desse errado – assim que entrou no forno preaquecido, o gás acabou; quando o gás voltou, foi assado sem um novo preaquecimento; como estava demorando a ficar pronto e eu precisava amamentar meus pequenos, assou os últimos minutos no forno já desligado, mas ainda quente. Surpreendentemente, ele deu certo.
É um bolo bem fácil de preparar, macio, úmido e cheiroso (e, como pude comprovar enquanto o assava, é bastante resistente a desastres). O charme dele fica por conta dos pedaços de maçã com canela aqui e ali. Da próxima vez que eu o preparar, pretendo diminuir a quantidade de açúcar da massa – achei-o um tantinho doce além da conta.
Há quem diga que ele é o bolo de maçã definitivo. Não sei se realmente é – não senti que a minha busca pelo bolo perfeito tenha terminado. Mas é uma receita para se repetir muitas e muitas vezes.
Receita adaptada daqui
6 maçãs gala descascadas e cortadas em cubos
1 colher (sopa) de canela
5 colheres (sopa) de açúcar
2 3/4 xícaras de farinha peneirada
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de óleo de canola
2 xícaras de açúcar
1/4 xícara de suco de maçã concentrado orgânico
2 1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
4 ovos
Preaqueça o forno a 180º. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma média com buraco no meio.
Envolva delicadamente as maçãs com 5 colheres (sopa) de açúcar e 1 colher (sopa) de canela. Reserve. Ah, é possível que as maçãs soltem um pouco de líquido. Eu sugiro que você escorra esse líquido antes de incorporar as frutas à massa.
Em uma tigela grande, peneire a farinha, o fermento e o sal, misturando-os bem. Em outra tigela, com o auxílio de um fouet, misture o óleo, o açúcar, o extrato de baunilha e o suco.
Some a mistura líquida à mistura de farinha e mexa bem. Acrescente os ovos um a um, adicionando o seguinte somente quando o anterior estiver completamente incorporado.
Pronto, agora é só montar o bolo. Derrame metade da massa na forma. Coloque por cima metade das maçãs. Complete com o restante da massa e, por cima, o resto das maçãs.
Leve ao forno até que o bolo passe no teste do palito.