Ultimamente não tenho tido muita vontade de escrever, por isso, não vou me estender neste post. Mas precisava compartilhar este bolo tão delicado e gostoso com vocês. Quem imaginaria que fubá e limão combinariam tanto?
Receita adaptada daqui
Para a casquinha de açúcar:
1 xícara de açúcar de confeiteito
1 1/2 colher (sopa) de suco de limão siciliano
Para o bolo:
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
1/3 de xícara de fubá
3/4 de xícara de açúcar
3 1/2 colheres (chá) de fermento químico em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de iogurte natural
2 ovos grandes
1 colher (sopa) de raspas de limão siciliano
3/4 de colher (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de manteiga sem sal derretida e fria
Aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês média.
Numa tigela grande, misture a farinha, o fubá, o açúcar, o fermento e o sal. Numa tigela pequena, misture o iogurte, os ovos, as raspas de limão e o extrato de baunilha. Despeje a mistura líquida sobre os ingredientes secos e mexa delicadamente com uma espátula de borracha até que tudo fique incorporado (não precisa bater).
Despeje a mistura na assadeira e agite-a levemente para que a massa se espalhe por igual.
Leve para assar por, pelo menos, 30 minutos ou até que o bolo passe no teste do palito. Retire a assadeira do forno e deixe esfriar sobre uma grade antes de desenformar.
Enquanto isso, numa tigelinha, misture o açúcar e o suco de limão até formar uma calda grossa, mas fluida o suficiente para ser despejada sobre o bolo.
Quando o bolo estiver mais morno, desenforme-o no prato em que pretende servi-lo e despeje a calda por cima com a ajuda de uma colher. Cuide para que todo o topo do bolo esteja coberto. Espere até que a calda se transforme em uma casquinha antes de servir (não se preocupe, não demora muito).