Há algum tempo, mandei para a Fezoca uma receita de bolo de fubá com goiabada que tinha visto na TV. Ela fez e ficou uma lindeza. E me deu a maior vontade de fazer também. Só que a receita leva um ingrediente-tabu, para mim: claras em neve (ou em castelo). Nada do que eu faço com claras em neve funciona. Ou a clara não fica incorporada direito, ou a mistura desanda, ou a clara murcha…
Assim, acabei fazendo uma receita adaptada da que vi no site Rainhas do Lar. E acrescentando pedacinhos de goiabada.
Receita do site Rainhas do Lar (que infelizmente não está mais no ar)
1 xícara de leite
3 ovos
1 xícara de fubá de milho
½ xícara de óleo
1 xícara de farinha de trigo
1 ½ xícara de açúcar (a receita original pede 2 xícaras, mas como ainda ia entrar goiabada, achei melhor diminuir o açúcar).
1 colher (sopa) de fermento
Sementes de erva-doce (opcional)
½ xícara de goiabada-cascão em cubinhos pequenos (role-os em um pouco de farinha de trigo antes de adicionar à massa para que eles não afundem)
Leve todos os ingredientes ao liquidificador, menos o fermento, a erva-doce e os cubinhos de goiabada. Acrescente-os ao final, misturando-os bem com uma colher.
Despeje a massa em uma forma de bolo com um furo central, untada e polvilhada com farinha de trigo.
Leve ao forno preaquecido a 200ºC por 30 a 40 minutos (faça o teste de palito para confirmar se o bolo está pronto).
Eu fiz duas grandes bobagens nesta receita. Primeiro, usei uma forma diferente da indicada na receita (minha forma estava emprestada, resolvi usar uma de bolo inglês e um ramequim, no lugar). Segundo, fui gulosa e cortei cubos grandes de goiabada.
O resultado disso foi um pequeno desastre. Os pedaços de goiabada não conseguiram boiar e foram para o fundo, empurrando a massa para cima e criando um pequeno vulcão de fubá dentro do meu forno. Apesar disso, o bolo ficou muito, muito gostoso. Eu farei de novo, só que usando a forma certa e cortando a goiabada em pedaços menores.