Este bolo é surpreendentemente bom. É úmido, fofinho e muito saboroso. Tudo que um bom bolo de milho precisa ser.
Mas devo alertar sobre uma particularidade da receita: há uma etapa do preparo que pode ser meio cansativa. Envolve mexer um mingau denso e borbulhante numa panela em fogo baixo, por 5 minutos. Eu, que ando sem nenhum condicionamento físico, fiquei mooooorta, mas todo o meu áááárduo esforço valeu a pena. Todos amaram o bichinho 🙂
Receita ligeiramente adaptada da embalagem do Flocão de Milho Yoki
2 xícaras (chá) de flocão de milho
2 xícaras (chá) de leite
1 1/2 xícara (chá) açúcar
1/2 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de coco ralado (usei ¾ de xícara de coco ralado adoçado que havia sobrado de outra receita)
3 ovos (claras e gemas separadas)
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
2 pitadas de sal
Em uma panela, misture o flocão de milho, o leite, o açúcar, uma boa pitada de sal e o óleo. Leve ao fogo baixo por 5 minutos, mexendo sempre. Se a mistura começar a espirrar, tire a panela do fogo e espere parar de borbulhar. Tome cuidado para não se queimar!
Quando o conteúdo da panela formar um mingau grosso e homogêneo, desligue o fogo e deixe esfriar. Enquanto isso, aproveite para bater as claras em neve com uma pitada de sal. Quando o mingau estiver frio, junte o coco e as gemas. Por fim, incorpore delicadamente as claras batidas em neve e o fermento.
Despeje numa forma untada e enfarinhada (usei uma forma média com furo no centro, untada e polvilhada com fubá). Leve ao forno preaquecido a 180ºC até que o bolo fique com a superfície dourada e passe no teste do palito (comigo, demorou perto de 1h, mas meu forno é bem temperamental). Deixe esfriar um pouco antes de desenformar.
* Não conhece o flocão de milho? É uma farinha de milho em flocos grandes. Com ela, se faz cuscuz macio e farofa deliciosa. E bolo, né 😉
* Troque o leite de vaca pelo leite de coco e o seu bolo fica sem lactose também!
1 Comentários Esconder comentários
[…] 4. Bolo de Flocão de Milho com Coco […]