A primeira vez que eu ouvi falar deste bolinho foi no twitter da talentosa e inspirad(or)a Adriana Simizo. Desde então, ele vinha povoando meus pensamentos.
A receita é surpreendente: pelos ingredientes que a compõem, pelo nada de trabalho que dá e pelo resultado – um bolo úmido e fofo, bom para veganos ou para quem tem lombrigas com intolerância à lactose.
Receita vista no Kanten, da Adriana Simizo
1 1/4 de xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1/3 de xícara de cacau em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de água morna
1/3 de óleo de canola (ou outro óleo com sabor discreto)
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de vinagre branco
Numa tigela, peneire e misture os ingredientes secos. Em outro recipiente, misture os ingredientes líquidos. Despeje os ingredientes líquidos nos secos, misture bem com um fouet e despeje numa assadeira untada com óleo vegetal e polvilhada com farinha.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30 minutos, mais ou menos (faça o teste do palito).
* Eu preparei a receita de um jeito mais ‘suja-louça’, mas a Adriana ensinou a preparar direto numa forma refratária, sujando só as xícaras e colheres de medida 🙂
* Não fiz cobertura para o bolo porque não encontrei um creme vegetal sem vestígios de leite (eu o preparei para uma amiga que tem intolerância braba à lactose). Assim que encontrar um produto adequado, atualizo esse post. Porque bolo de chocolate sem cobertura não vale 😉