No âmago do meu ser, há uma vovó esperando pelo dia em que poderá sair por aí, toda espevitada, com a cabeleira orgulhosamente branca. Enquanto esse dia não chega, essa avó de vez em quando dá pinta por aí.
A última aparição foi às vésperas do aniversário de um colega que entrou mais recentemente na repartição. Sabendo da aproximação da data, a minha vovó interna sugeriu: “por que não bater um bolinho? Tem coisa que diz ‘você é um dos nossos’ do que ganhar um bolo e um carinho?”. Concordei prontamente com ela, já com uma receita em mente: o bolo de chocolate triplo do Prato Fundo.
Simples de fazer e de transportar, esse bolo entra fácil no cardápio de qualquer festinha to-go. Mas o que mais me impressionou foi o poder que ele tem de despertar o espírito viking das pessoas. Ele foi literalmente reduzido a migalhas em 15 minutos. E não, ele não é pequeno – dá uma forma grande de bolo inglês.
Faça aê, arrase com os convivas e agradeça ao sabido VH-San por mais essa delícia.
Receita ligeiramente adaptada daqui
Para o bolo:
125ml de café forte, bem quente (usei espresso lungo feito na hora)
45g de cacau em pó (100% cacau)
2 ovos
80ml de iogurte natural sem sabor
150g de óleo vegetal neutro
225g de açúcar cristal
200g de farinha de trigo
10g de fermento químico
1 pitada de sal
150g chocolate meio amargo picado (usei quantidades iguais de gotinhas de chocolate ao leite e chocolate amargo)
Para a calda:
125ml de água
100g de açúcar cristal
15g de cacau em pó (100% cacau)
Ligue o forno a 180ºC. Forre uma forma grande de bolo inglês (medida aproximada: 28x13x8cm) com papel alumínio.
Numa tigelinha, misture o café quente e o cacau em pó até dissolver. Reserve.
No liquidificador, junte os ovos, o iogurte, o óleo e o açúcar. Bata por 2 a 3 minutos, até ficar homogêneo. Em seguida, adicione a mistura de cacau dissolvido ao liquidificador e continue batendo por mais 2 a 3 minutos.
Numa tigela grande, com o auxílio de um fouet, misture a farinha de trigo, o fermento químico e o sal. Acrescente a mistura batida no liquidificador, mexendo para deixar bem homogêneo.
Transfira cerca de metade da massa do bolo à forma preparada. Sobre ela, espalhe o chocolate picado. Complete, então, com o restante da massa, cobrindo o chocolate.
Asse o bolo por 50-60 minutos, em média. No teste do palito, deve sair limpo.
Quando faltar cerca de 10 minutos, junte todos os ingredientes da calda numa panela pequena. Leve ao fogo médio por 10-15 minutos, mexendo ocasionalmente até que se forme uma calda viscosa parecida com aquela que a gente compra pronta.
Retire o bolo do forno e faça alguns furos nele com um palito de churrasco para que a calda penetre. Regue o bolo todo com a calda. Nesse ponto, espalhei uns floquinhos de chocolate ao leite e amargo por cima só para ficar com uma carinha mais festiva. Deixe esfriar totalmente para que a calda fique sequinha.
O Vitor sugere servir com sorvete. Mas pode servir sem, também, que faz sucesso do mesmo jeito.