Bolo de chocolate com recheio de coco

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo de chocolate com recheio de coco

26 de maio de 2009

Descrição

Compartilhar

Pessoas queridas, obrigada pelo carinho. Meu aniversário foi lindo – acho que a última vez em que me diverti tanto num dia 22 de maio foi quando fiz 7 anos 😛

Ah, mas eu continuo merecendo parabéns! Afinal, para comemorar o meu aniversário, eu fiz um bolo que levava não uma, nem duas, mas QUATRO claras em neve, e ele ficou perfeitinho! A massa não desandou, o forno não ficou sujo, o bolo ficou bem simpático… e como é gostoso!

Bolo de chocolate com recheio de coco

Vi essa receita pela primeira vez no Kafka na Praia e fiquei encantada. E, antes que eu pudesse desistir dela, vi de novo no Pecado da Gula. Imprimi e guardei, à espera do dia em que eu deixaria de ser frouxa e voltaria a enfrentar as claras em neve. Foram quase 2 anos de espera, mas acho que eu realmente precisava de todo esse tempo para entender onde errava e para readquirir confiança.

Bolo de chocolate com recheio de coco

Sem mais delongas, vamos a essa beleza de bolo!

Bolo de chocolate com recheio de coco

Receita vista em Kafka na Praia e revista em Pecado da Gula

Ingredientes

Para a massa de chocolate:

175g de farinha de trigo
125g de manteiga à temperatura ambiente
125g de açúcar
90ml de leite (usei iogurte)
3 ovos (claras e gemas separadas)
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (sobremesa) rasa de fermento em pó (ou 1/2 colher de sopa rasa)
2 colheres (sopa) de cacau em pó

Para o recheio:

100g de coco ralado
100g de açúcar
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1 clara
1/2 colher (sopa) de amido de milho
40ml de creme de leite (usei iogurte de novo)

Modo de Preparo

Comece untando e enfarinhando uma forma de bolo inglês de 12 cm x 22 cm. Reserve.

Bata a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Adicione as gemas uma a uma e bata até obter um creme homogêneo. Adicione a essência de baunilha, a farinha peneirada com o fermento e o chocolate em pó (nessa altura, a minha batedeira pediu arrego e eu bati com um fouet, mesmo). Misture muito bem. Por fim, bata as claras em neve e incorpore delicadamente à massa. Se tiver dúvidas de como fazer isso, dê uma olhada nesse vídeo (a partir de 5:51).

Agora, prepare o recheio: bata a clara em neve firme e adicione os demais ingredientes, misturando bem. A mistura pareceu seca? Não se assuste, é assim, mesmo – antes de assar, o recheio parece uma farofa úmida. Mas tenha fé, que dá certo.

Agora é só montar: despeje metade da massa de chocolate na forma, espalhe o recheio por cima e cubra com a massa restante. Alise a superfície da massa com as costas de uma colher para o bolo ficar mais bonitinho.

Asse em forno pré-aquecido a 190ºC até que o bolo passe no teste do palito. Espere o bolo esfriar um pouco, desenforme e deixe esfriar completamente em uma grelha.

Como era dia de festa, depois que o bolo ficou frio, eu espalhei chocolate meio amargo derretido no topo dele. Adoro a casquinha crocante que se forma quando o chocolate solidifica.

anterior
Salada de quinoa e lentilhas
próximo
Ciabatta da Sara Lewis
anterior
Salada de quinoa e lentilhas
próximo
Ciabatta da Sara Lewis

Adicionar um comentário