Um sucesso escandaloso – esta é uma boa maneira de descrever este bolo. Era para eu o ter preparado no início de junho, para o aniversário do querido D., mas acabei ficando bichada da coluna. O dia festivo passou, mas a intenção se manteve firme e forte. Daí que, no fim do mês, abriu-se uma raríssima janela de tempo livre. Aproveitei para prepará-lo.
É um bolo muito simples de fazer. O maior trabalho é untar a forma, se você optar por usar uma trabalhadona que nem a minha. A principal recomendação que posso fazer é: use os melhores ingredientes possíveis para um resultado excelente. Aposte em um bom café, um chocolate de boa qualidade, um rum bacana e se prepare para ouvir os elogios mais apaixonados de todos os tempos.
Ah, importantíssimo: ESTE NÃO É UM BOLO PRA CRIANÇAS! Ele tem uma quantidade considerável de rum e de café, não sendo recomendável para gente pequena.
A receita é da genial Joy Wilson. Eu a segui o mais fielmente possível, morrendo de medo da quantidade de álcool. Mas tive uma agradável surpresa: embora o cheiro de rum fique muito presente, o bolo não fica com gosto alcoólico. P-E-R-F-E-I-Ç-Ã-O.
Minha recomendação é – faça. Faça logo. Você merece.
Receita ligeiramente adaptada daqui
Para o bolo:
Manteiga e cacau em pó para a assadeira
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
3/4 de colher (chá) de sal
340 g de chocolate meio amargo picado (usei o 70% kosher parve da Callebaut)
300 g de manteiga sem sal, picada
1 xícara (chá) de rum escuro (usei rum claro)
1 1/3 de xícara (chá) de café forte, fresco (usei o Ciocattino da Nespresso)
2 1/4 de xícara (chá) de açúcar
3 ovos grandes ligeiramente batidos
1 1/2 colheres (chá) de extrato de baunilha
Para a calda:
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de cacau em pó
Ligue o forno a 150ºC. Unte com manteiga uma forma de anel grande (com capacidade para 12 xícaras de massa). Polvilhe com cacau em pó, batendo para retirar o excesso.
Em uma tigela, com o auxílio de um fouet, misture a farinha, o bicarbonato e o sal. Reserve.
Em uma tigela refratária, junte a manteiga e o chocolate e leve ao micro-ondas por 30 segundos para derreter. Misture bem (bem mesmo) e repita o procedimento até que o chocolate e a manteiga formem uma mistura lisa e homogênea (para mim, foram necessárias 3 sessões de 30 segundos e uma de 15 segundos).
Despeje o chocolate derretida na tigela da batedeira e adicione o rum, o café e o açúcar. Misture em velocidade lenta até ficar uniforme. Ainda em velocidade lenta, some a farinha, 1/2 xícara de cada vez, raspando as laterais da tigela sempre que necessário. Por fim, acrescente os ovos e o extrato de baunilha e misture até ficar bem combinado. A massa ficará bem líquida – não se assuste, é assim, mesmo.
Verta a massa na assadeira preparada e leve o bolo para assar na grade central do forno até que ele passe no teste do palito. A Joy indicou 1h50 de tempo de forno; como eu usei uma assadeira um tantinho menor (10 xícaras), meu bolo demorou bem menos para assar – cerca de 1h.
Deixe o bolo esfriar completamente na assadeira, sobre uma gradinha, antes de desenformar.
Prepare a calda: combine os ingredientes em uma panela e leve ao fogo alto até ferver, mexendo regularmente (fique de olho, a mistura sobe quando ferve). Abaixe o fogo e deixe a calda reduzir de volume até a metade, mexendo de vez em quando. A consistência esperada é semelhante àquelas caldas para sorvete industrializadas.
Despeje a calda sobre o bolo – o momento, você define de acordo com o seu gosto. Quando ela está quente, é fluida. Quando está fria, é bem espessa.
Sirva puro, com chantilly ou com uma bola de sorvete de sabor suave. Fica delicioso com café (claro) ou com cerveja escura (tipo stout).
* Use chocolate sem lactose e ghee, no lugar da manteiga, para um bolo lacfree. O meu ficou com um tiquinho de lactose, pois usei manteiga normal. Mas não fez mal aos intolerantes ao meu redor.
* A calda de cacau foi adição minha. Se preferir, faça uma calda simples com rum e açúcar impalpável – 2 a 3 colheres (sopa) de rum para 2 xícaras (chá) de açúcar. Ou, ainda, polvilhe o bolo com uma nuvenzinha de açúcar impalpável.
* Usei duas formas para preparar este bolo: uma com capacidade para 10 xícaras e outra com capacidade para 2 xícaras. O bolo pequeno foi confiscado pelo hômi, que caiu de amores por ele (mesmo com todo o café da massa!).
* Para quem se interessou pela forma, ela é da marca Nordic Ware, modelo Heritage. Não é silicone, é alumínio fundido. A minha foi presente, mas, se eu não me engano, foi comprada na Amazon, num tempo em que o dólar e o IOF eram muuuuuito mais baixos.
5 Comentários Esconder comentários
[…] Bolo de chocolate, café e rum […]
fiz, mas com wisk pq n th rhum, mas ficou muito bom, parabens a vcs, nota 10.
Obrigada, mas os parabéns são a “você” – esse é um blog de uma pessoa só 😉 Abraços!
Vou usar pela 1.ª vez a minha forma Nordic Ware. Estou ansiosa pois tem tantos detalhes que temo que a massa não despegue. 😱
Oi, Ana! Tem que untar e enfarinhar super bem! E, apesar de muitas receitas dizerem para desenformar 15 minutos depois de tirar o bolo do forno, eu ainda prefiro desenformar o bolo morno para ele não quebrar. Ah, uma coisa que você vai notar é que a forma é tão pesada que a gente a vira e nem sabe direito se o bolo saiu ou não. Mas eu adoro. Se tivesse dinheiro e espaço em casa, teria uma coleção! Abraços!