Depois de uma sequência de receitas sem açúcar, ingredientes refinados e/ou artificiais, você merecia um tempo desse tipo de postagens. E eu dei. Mas não se engane, eu continuei testando receitas com essa pegada mais ‘natureba’, ‘saudável’ (chame como preferir – pra mim, são receitas que me ajudam a controlar melhor a compulsão por doces).
Uma das receitas que gostei de ter preparado foi a deste bolo de chocolate. Ele é muito úmido, fofíssimo, levinho. É pouco doce, o que o torna mais adequado para paladares adultos (ou para crianças novinhas que ainda estão sendo apresentadas aos doces). Eu gostei! Será que você vai gostar?
Receita adaptada daqui
100 g de tâmaras sem caroço*
1 xícara de purê de maçã
3 ovos
1/2 xícara de óleo de coco em estado líquido
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1/2 xícara de farinha de coco
1/2 xícara de cacau em pó não adoçado
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de café forte coado na hora (pode substituir por água quente)
Ligue o forno a 180ºC. Unte com óleo de coco uma forma quadrada de 20 cm de lado. Forre com papel manteiga, deixando sobrar papel nas laterais.
Em uma tigela grande, misture com um fouet a farinha de coco, o cacau em pó peneirado, o bicarbonato e o sal. Reserve.
No copo do processador, adicione as tâmaras e o purê de maçã e pulse até ficar o mais uniforme possível. Adicione então os ovos, o extrato de baunilha e o óleo de coco e bata até que a mistura fique bem homogênea, com fragmentos bem pequenos de tâmaras. Por fim, acrescente o café e misture na velocidade mais lenta.
Desligue o processador de alimentos e remova o copo do aparelho. Despeje a mistura líquida sobre a mistura seca e incorpore os ingredientes com o auxílio de uma espátula até obter uma massa lisa.
Verta a massa na forma preparada e leve para assar até que o bolo passe no teste do palito (comece a verificar após 30 minutos).
Deixe o bolo esfriar sobre uma grade ainda na forma. Use as sobras de papel manteiga para ajudar a desenformar, corte em pedaços e sirva.
* 100 g de tâmaras não foram suficientes para adoçar o bolo – pelo menos, para o meu paladar. Acrescentei mais 3 colheres (sopa) de calda de tâmaras. Recomendo que você faça o mesmo usando o adoçante natural líquido de sua preferência.
* Para o purê de maçãs, eu cozinhei 1 kg de maçãs descascadas e sem o miolo, picadas grosseiramente, em 1/2 xícara de água. Usei uma panela de fundo grosso, que ficou tampada o tempo todo. Não sei quanto tempo levou – eu abria de vez em quando a panela e apertava as maçãs com as costas de uma colher de pau para testar se estavam macias. Quando começaram a desmanchar, desliguei o fogo e terminei de esmagá-las com a colher, mesmo.
2 Comentários Esconder comentários
Oiii, bom dia!
Quero fazer um bolo normal, com farinha, oleo ou manteiga, porem sem o açucar, vc sabe quais as equivalencias das quantidades?
Olá! Infelizmente não há fórmula universal para isso – é tentativa e erro. Você vai ter que fazer testes… boa sorte e sucesso! Abraços!