O bolo de cenoura formigueiro que fiz para as crianças deu tão certo que resolvi fazer em tamanho normal quando recebi visitas. E foi tão bem recebido que tive de repetir para o hômi levar para o trabalho.
Tantas pessoa me pediram a receita que eu resolvi postá-la aqui, mesmo nunca tendo conseguido fazer fotos decentes do bolo (as fotos da montagem que ilustra esse post foram todas feitas às pressas, com o celular).
Por onde passa, esse bolo causa suspiros e sorrisos. Faça para o seu próximo lanche com muita gente (é uma receita grandinha!) e prepare-se para os elogios.
Receita um tanto adaptada daqui
Para o bolo:
3 cenouras grandes, descascadas e picadas grosseiramente
1 xícara de óleo de canola
3 ovos grandes
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
3/4 de xícara de flocos de chocolate*
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Para a cobertura:
4 colheres (sopa) de chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de leite
30 g de manteiga sem sal
Para o bolo:
Ligue o forno a 180ºC. Unte e polvilhe com farinha de trigo uma forma de anel com capacidade para 10-12 xícaras.
No liquidificador, bata a cenoura, os ovos, o óleo, o açúcar e a pitada de sal até obter uma mistura bem homogênea.
Despeje essa mistura líquida em uma tigela grande e peneire por cima a farinha de trigo o fermento. Misture delicadamente com uma colher de pau até a massa ficar uniforme. Por fim, envolva os floquinhos de chocolate.
Verta a massa na forma reservada e leve ao forno preaquecido até que o bolo passe no teste do palito.
Para a cobertura:
Junte tudo em uma panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo até que a manteiga derreta e a mistura fique uniforme. Deixe que ela levante fervura, mexendo sempre, e desligue o fogo. Verta sobre o bolo frio.
Recomendo fortemente que você utilize floquinhos de chocolate daqueles que a gente usa em brigadeiros chiques, pois eles são mais saborosos, se distribuem melhor na massa, derretem lindamente e deixam as fatias mais bonitas. Mas, se quiser, pode usar um outro chocolate granulado de boa qualidade.
Ou, ainda, faça o seguinte: coloque no freezer 1 xícara de gotas de chocolate meio amargo ou de chocolate em pedacinhos e deixe lá por meia hora. Depois, passe no processador de alimentos ou liquidificador até obter pedacinhos pequenos (não é para virar pó, hein?).
O objetivo de congelar o chocolate é deixá-lo duro e, assim, evitar que ele se agarre às hélices do liquidificador/processador e impeça o seu movimento. Foi assim que eu fiz com o meu último bolo.