Oi, pessoal! Acho que agora estou de volta de vez. Ainda não estou 100%, mas desisti de esperar pelo momento perfeito para voltar. Primeiro, porque pode ser que esse momento nunca chegue. Segundo, porque estar aqui é tão bom que deve ajudar na minha recuperação.
Nesses últimos tempos, retomei minhas reinações na cozinha. Meio devagar, mas retomei. E fiz alguns bolos muito gostosos, que queria compartilhar com vocês.
O de hoje é o bolo de banana sem “frescurinhas”. É sem “frescurinhas” porque não leva castanhas, nem passas, nem caramelo, nem especiarias – é só banana e pronto. E, ainda assim, fica úmido, fofíssimo, delicioso.
A receita original não leva nem gotas de chocolate, mas eu não resisti e acrescentei por conta própria. De qualquer forma, tenho a impressão de que as gotas não fazem falta, de tão boa que a massa é sozinha.
Ah, cada vez que repeti a receita, fui fazendo modificações aqui e ali a fim de obter um bolo que me deixasse menos culpada de cair matando :-P. As mudanças estão entre parênteses, ao lado de cada ingrediente.
Receita adaptada daqui
125g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
3/4 de xícara de açúcar (já testei usando a mesma quantidade de açúcar mascavo)
1 ovo grande
2 colheres (sopa) de leite
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 1/2 xícaras de farinha de trigo (já usei 3/4 de xícara farinha de trigo comum, 1/2 de farinha de trigo integral e 1/4 de farinha de linhaça)
1 colher (chá) de fermento em pó
3 a 4 bananas maduras, amassadas
Opcionais – as frescurinhas: se quiser, pode adicionar 1 xícara de gotas de chocolate meio amargo, ou de passas, ou castanhas picadas. Vai ficar bom, também.
Pré-aqueça o forno a 180oC. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira redonda de uns 20 cm de diâmetro.
Numa tigelinha, misture o leite com o bicarbonato e reserve.
Numa tigela média, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme homogêneo. Adicione o ovo e o leite e bata mais um pouco. Acrescente as bananas e misture bem. Por fim, adicione a farinha e o fermento e incorpore-os delicadamente. Se quiser adicionar alguma frescurinha, a hora é agora.
Pronto! Agora é só deitar a massa na assadeira e deixar que o bolo asse por uns 40 minutos ou até que ele passe no teste do palito (verifique quando o bolo tiver 30 minutos de forno, pode ser que o seu forno seja mais potente que o meu).
Rende um bolo pequeno (imagino que seis pessoas munidas de xícaras de café fresquinho possam dar cabo dele num lanche da tarde).