Logo que bati o olho nesta receita, no Technicolor Kitchen da Patrícia Scarpin, já sabia que teria de prová-lo. Planejei cuidadosamente quando o prepararia e deixei as bananas da fruteira de sobreaviso. No dia programado, olhei a fruteira e – CHOQUE – descobri que alguém tinha dado cabo das minhas bananas do jeito tradicional: descascando-as e comendo-as.
Assim, com uma semana de atraso em relação ao planejado, fiz este bolo. Gente, que gostoso. Não cheguei a fazer a cobertura de limão sugerida porque queria levá-lo para o trabalho (fiquei com medo de a cobertura ficar muito maltratada durante o transporte – a vida é dura na minha sacolinha de tecido). Fica para a próxima vez.
Receita ligeiramente adaptada daqui, que por sua vez adaptou daqui
Para o bolo
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
¾ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (200g) de açúcar granulado, de preferência orgânico – usei demerara orgânico
2 ovos grandes, de preferência orgânicos
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 xícara de bananas maduras e amassadas (cerca de 3 bananas médias)
3 colheres (sopa) de iogurte – não tinha iogurte e usei leite
¾ xícara (75g) de coco em flocos adoçados – usei 100g (o pacotinho inteiro)
Cobertura (não fiz)
1 ¼ xícaras (175g) de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de suco de limão tahiti, ou mais se necessário
Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e enfarinhe uma forma de bolo inglês 22x12x7cm (usei uma forma de bolo inglês grande – 27x11x7 – e o bolo ficou mais baixinho do que o da Patrícia).
Em uma tigela média peneire a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal.
Na tigela grande da batedeira, bata a manteiga por 3 minutos. Acrescente o açúcar em duas adições e bata até obter um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um, batendo por 1 minuto depois de cada adição. Raspe as laterais da tigela com uma espátula de silicone (o trem parece ter desandado, mas é assim mesmo, tenha fé). Junte a baunilha.
Em velocidade baixa, acrescente metade dos ingredientes peneirados. Junte a banana e o iogurte, seguidos pelo restante dos ingredientes peneirados, batendo apenas até incorporá-los (a massa fica um pouco densa, mas não se assuste, que é assim mesmo). Com a espátula, misture o coco à massa até incorporar.
Transfira a massa para a forma preparada e asse por cerca de 1 hora ou até que o bolo cresça e doure (faça o teste do palito). Deixe o bolo esfriar na forma, sobre uma gradinha, por 10-12 minutos, e então desenforme com cuidado sobre a gradinha. Deixe esfriar completamente.
Se quiser fazer a cobertura, peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha e acrescente o suco de limão, misturando até obter a consistência desejada. Espalhe sobre o bolo já frio.
Ofereço este post às aniversariantes do dia: minha tia-avó e a tia mais linda, talentosa e maluquinha que alguém no mundo poderia desejar. Amo vocês, suas queridas.