Daí que um dia desses eu acordei determinada a fazer bolo de banana. E tinha que ser com farinha de rosca, feita com pão amanhecido. Pesquisei receitas, encontrei a que mais me apeteceu, repassei a lista de ingredientes e suspirei, feliz: tinha tudo em casa. Eu só não contava com o ataque do mofo à farinha de rosca. Abri o pote e quase chorei, diante do pretume que tomava conta da minha farinhazinha tão linda.
Ok, não sai bolo de farinha de rosca. Mas sai bolo de banana DE QUALQUER JEITO. E tinha que ser receita matadora. Com recomendação de respeito. Da Pat. Preciso dizer mais?
Gente, esse bolo quase me fez sucumbir e mandar a dieta às favas (e olha que eu tenho me mantido firme e forte, superando sem deslizes as festas de fim de ano, carnaval e um sem-fim de festinhas de criança). O cheiro. A textura perfeita. A umidade. E o sabor, Deus, o sabor(sim, eu dei uma lambida na colher que mexeu a massa crua e desejei nadar naquela mistura).
Essa receita já entrou na lista de “voltar-a-fazer-assim-que-a-fase-mais-severa-da-dieta-passar”. E, também, na de “nunca-fazer-enquanto-a-fase-mais-severa-da-dieta-durar-senão-eu-não-aguento”.
Receita vista aqui
Farofinha (streusel):
6 colheres (sopa) – 60g – de farinha de trigo
6 colheres (sopa) – 75g – de açúcar mascavo claro – aperte-o na colher na hora de medir
3 colheres (sopa) – 42g – de manteiga sem sal, amolecida
¼ colher (chá) de canela em pó
Massa:
1 1/3 xícaras (233g) de farinha especial para bolos*
1 colher (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
½ colher (chá) de sal
1 xícara (255g) de bananas, bem maduras e amassadas ligeiramente com um garfo (2 médias ou 3 pequenas)
3 colheres (sopa) de leite integral
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, amolecida
1 xícara (200g) de açúcar demerara
1 ovo grande, levemente batido com um garfo
Comece preparando a farofinha, já que ela vai precisar de um tempo na geladeira. Numa tigela média, misture a farinha, o açúcar, a manteiga e a canela com as pontas dos dedos até conseguir uma farofa grossa; leve à geladeira enquanto você prepara a o resto da receita.
Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma quadrada de 20cm. Tenha todos os ingredientes em temperatura ambiente.
Peneire a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal numa vasilha pequena e reserve.
Coloque as bananas amassadas em outra tigelinha e misture o leite e a baunilha.
Na tigela grande da batedeira, usando o batedor em formato de pá, bata a manteiga e o açúcar em velocidade médio-baixa até obter um creme fofo, 2-3 minutos. Junte o ovo e bata até incorporar completamente. Adicione a mistura de banana (a massa pode parecer talhada, não tem problema, vá em frente) e bata até misturar. Por fim, na velocidade mais baixa da batedeira, junte aos poucos os ingredientes secos reservados, batendo somente até incorporá-los.
Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície com uma espátula de silicone. Salpique o streusel reservado sobre a massa e asse até o bolo dourar e ficar firme ao toque (faça o teste do palito).
Transfira para uma gradinha e deixe esfriar completamente na forma antes de cortar e servir.
O bolo pode ser guardado por 3-4 dias num recipiente hermético.
* Faça você mesmo a farinha especial para bolos: retire 2 colheres (sopa) de 1 xícara (140g) de farinha de trigo comum e adicione 2 colheres (sopa) de amido de milho.
1 Comentários Esconder comentários
[…] 6. Bolo de banana com cobertura streusel da Flo Braker […]