Bolo de banana com aveia da Glau

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo de banana com aveia da Glau

28 de abril de 2011

Descrição

Compartilhar

Perto de onde eu trabalho, há uma banquinha que vende bolos, pães e outras gostosuras. De vez em quando, algum caléuga cai em tentação e chega na sala com uma bandejinha de bolo. Da última vez que isso aconteceu, o dito cujo era de banana e aveia – uma combinação saudável, deliciosa e… de alguma forma, familiar.

Quando cheguei em casa, descobri o porquê: entre as receitas de bolo que coleciono para um dia testar, estava o bolinho da Glau, que combina justamente aveia e banana.

Se eu fosse você, corria para a cozinha para preparar.

Receita adaptada daqui

Ingredientes

3 bananas maduras (usei banana-prata)
1 ½ xícaras (chá) de aveia em flocos*
3/4 de xícara (chá) de açúcar mascavo
1/2 colher (sopa) de fermento químico
1/2 xícara de óleo de canola
2 ovos
1 colher (chá) de canela

Modo de Preparo

Esta receita pode ser preparada com um liquidificador, um processador de alimentos ou, até mesmo, à mão. Veja em observações finais.

Preaqueça o forno a 180ºC. Unte e polvilhe com farelo de aveia uma forma de bolo inglês média.

Bata os ovos, as bananas e o óleo até obter um creme. Em seguida, acrescente açúcar e bata até incorporar. Faça o mesmo com a aveia, cuidando para que ela fique bem triturada. Por fim, some fermento e canela e pulse rapidamente, só para misturar.

Despeje a mistura n na forma preparada e leve ao forno até o bolo passar no teste do palito.

Observações Finais

* Na receita original, a Glau sugere que se usem flocos finos. De verdade, se você vai bater a massa no liquidificador, não faz muita diferença se os flocos são médios ou finos – basta bater bem e eles ficarão bem triturados de qualquer jeito.

* De tanto preparar esta receita, já testei fazê-la sem usar liquidificador ou processador – amassando as bananas com um garfo, adicionando os demais ingredientes e batendo bem com um fouet. Neste caso, preferi usar aveia em flocos finos ou farelo de aveia.

* Se estiver preparando este bolo para alguém com doença celíaca, utilize uma aveia sem glúten certificada. Se estiver preparando para alguém que só está evitando glúten (mas que não vai passar mal caso haja algum vestígio dele no bolo), qualquer aveia vai bem.

anterior
Sobrecoxas com mostarda, damasco, laranja e mel
Succotash
próximo
Succotash
anterior
Sobrecoxas com mostarda, damasco, laranja e mel
Succotash
próximo
Succotash

2 Comentários Esconder comentários

Adicionar um comentário