Bolo de banana, aveia e castanha-do-pará

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

Bolo de banana, aveia e castanha-do-pará

16 de setembro de 2013

Descrição

Compartilhar

Gente, eu deveria ter vergonha de postar mais uma adaptação da minha receita preferida de bolo de banana. Mas achei o resultado tão bacana que não resisti.

O tchans da história ficou por conta de um resto de farinha de castanha-do-pará que morava no meu freezer desde a última era glacial. Usei-o na massa, para dar um gostinho especial e emprestar um pouquinho de untuosidade, e reservei um tiquinho para misturar com açúcar mascavo e salpicar na superfície da massa. Ficou tããão bom…

Bolo de aveia, banana e castanha-do-pará

Bolo de aveia, banana e castanha-do-pará - fatia

Receita adaptada dessa daqui

Ingredientes

3 bananas maduras
1 ½ xícara de aveia em flocos
¾ de xícara de açúcar mascavo claro
½ colher (sopa) de fermento químico
½ xícara de óleo de canola
2 ovos
1 pitada de sal
65g de farinha de castanha-do-pará (separe 15g para a cobertura)

Modo de Preparo

Explicarei como preparar o bolo usando um mixer de mão. Se quiser, use o processador de alimentos ou o liquidificador.

Comece ligando o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma de bolo inglês média ou, se preferir, duas pequenas (como já comentei antes, me rendi à praticidade das formas descartáveis de alumínio, que não precisam ser untadas e vão do forno ao freezer).

Em uma tigela, acomode as bananas em pedaços, o ovo e o óleo. Com o mixer, bata até obter uma mistura homogênea. Acrescente o açúcar e o sal e bata novamente. Some a aveia, 50g de farinha de castanha-do-pará e o fermento, mexendo delicadamente com uma colher de pau.

Deite a massa na forma previamente preparada. Numa tigelinha, misture a farinha de castanha-do-pará restante com um pouquinho de açúcar mascavo. Espalhe sobre a massa e leve ao forno até que o bolo passe no teste do palito. Desenforme quando ele estiver frio.

Observações Finais

* Refiz esse bolo de outra forma: usei a farinha de castanha-do-pará apenas na cobertura. Na massa, coloquei castanhas picadas. Achei que a textura da massa ficou melhor (esfarelou menos) e o sabor de castanhas, mais intenso.

* Se estiver preparando este bolo para alguém com doença celíaca, utilize uma aveia sem glúten certificada (por enquanto, só conheço desta marca aqui). Se estiver preparando para alguém que só está evitando glúten (mas que não vai passar mal caso haja algum vestígio dele no bolo), qualquer aveia vai bem.

Salada thai de manga verde
anterior
Salada thai de manga verde
próximo
Pãezinhos de batata e soro de iogurte
Salada thai de manga verde
anterior
Salada thai de manga verde
próximo
Pãezinhos de batata e soro de iogurte

4 Comentários Esconder comentários

Adicionar um comentário