Nem ia postar esta receita por ser uma adaptação de outra já publicada aqui (e, também, porque meus pequenos – o público-alvo dos bolinhos – implicaram com os pedacinhos de pera e cuspiram tudo). Mas minha mãe gostou tanto do resultado que achei que talvez valesse a pena.
Os bolinhos ficam muito úmidos, fofinhos, super cheirosos. E não se deixem levar pela opinião dos pequenos cuspidores: os pedacinhos de pera entremeados na massa são deliciosos.
Receita (cada vez mais) livremente adaptada daqui
1 xícara de farinha de trigo integral
3/4 de xícara de aveia em flocos
1 xícara de açúcar mascavo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de especiarias para pão de mel
2/3 de xícara de iogurte natural
1/2 xícara de óleo de canola
1 colher (sopa) de xarope de bordo
2 ovos
1 1/2 xícara de peras descascadas e picadas em cubinhos (usei 5 perinhas ercolini)
Para decorar: açúcar mascavo quanto baste (a medida proposta na receita é de 1/2 colher de chá para cada muffin médio)
Ligue o forno a 200ºC e forre uma assadeira para 12 muffins com forminhas de papel (usei forminhas de silicone – 16 com capacidade para 1/3 de xícara e 3 com capacidade para 1 xícara).
Numa tigela grande, disponha farinha, aveia, açúcar, fermento e especiarias. Misture bem. Numa outra tigela, bata os ovos, o óleo, o xarope de bordo e o iogurte com um fouet, até incorporar. Despeje a mistura líquida sobre os ingredientes secos e mexa levemente (lembre-se: massa de muffin não precisa ficar lisinha, misture só até que não haja farinha aparente). Acrescente, por fim, as peras picadas, envolvendo-as delicadamente.
Divida a massa entre as forminhas (eu as enchi até 2/3 da capacidade), polvilhe 1/2 colher (chá) de açúcar mascavo sobre cada porção e leve ao forno por 20 minutos ou até que os muffins passem no teste do palito.
Deixe os muffins esfriarem um pouco sobre uma grade antes de comê-los.