Eba, mais uma receita pequena para fazer a alegria dos lanchinhos. Esta é de maracujá, facinha e delícia, para aqueles momentos em que os nervos estão judiados, precisando de um carinho e um descanso (para mim, confesso, esses momentos têm sido mais frequentes do que eu gostaria, mas vamos em frente, que 2015 está só começando).
Esta receita contém uma particularidade interessante – ela é ajustável à sua tolerância ao sabor azedinho do maracujá. No primeiro teste, fiz a receita usando apenas suco de maracujá. Achei divino, pois amo maracujás, mesmo os azedos. Mas as quianças torceram o nariz. Nos testes seguintes, experimentei substituir parte do suco de maracujá por iogurte natural. O bolo ficou mais úmido (e um tantinho mais denso, mas nada que comprometesse a sua fofura) e o sabor do maracujá, mais suave.
E aí, quão azedo o seu bolinho deve ser? Experimente e me conte!
Receita adaptada daqui
1 ovo
2 1/2 colheres (sopa) de óleo de canola
1/4 de xícara de açúcar (se o maracujá estiver muito azedo, prove a massa e considere adicionar uma colher de sopa a mais de açúcar)
7 colheres (sopa) de farinha de trigo
1 pitadinha de sal
1 colher (chá) de fermento em pó
E
4 colheres (sopa) de um ingrediente líquido, que pode ser:
* 4 colheres (sopa) de suco de maracujá integral (usei polpa natural, que bati no liquidificador e coei)
* 3 colheres (sopa) de suco de maracujá + 1 colher (sopa) de iogurte
* 2 colheres (sopa) de suco de maracujá + 2 colheres (sopa) de iogurte
* 1 colher (sopa) de suco de maracujá + 3 colheres (sopa) de iogurte
Ligue o forno a 180ºC. Prepare as forminhas que vai utilizar – se usar forminhas de metal, forre-as com forminhas de papel ou unte-as e enfarinhe-as. Se usar forminhas de silicone, como eu, não faça nada 😉
Numa tigela média, misture juntos o suco de maracujá (e o iogurte, se usar), o óleo e o ovo (um fouet pequeno dá conta do recado). Peneire por cima dessa mistura o açúcar e a farinha de trigo. Misture com o fouet até a massa ficar bem homogênea. Por fim, acrescente o fermento, mexendo delicadamente até incorporar.
Despeje a massa nas forminhas, enchendo até 2/3 da capacidade, e leve ao forno até que os bolinhos estejam crescidos e levemente corados . No meu forno, isso levou cerca de 20 minutos. Faça o teste do palito para se certificar de que estão prontos.
Retire os bolinhos do forno e deixe-os sobre uma grade para que esfriem.
Rende 6 bolinhos (usei forminhas de silicone com capacidade para até 1/3 de xícara)