Se deu certo uma vez, por que não tentar de novo? Foi com esse pensamento que decidi adaptar mais uma receita bem sucedida de bolo de caneca de micro-ondas para o forno convencional. Dessa vez, a receita é da minha linda prima Bibi, uma entusiasta dos bolinhos de caneca – segundo ela, é “o melhor bolo de caneca do mundo”.
Não preparei na caneca, nem no micro-ondas, por isso não sei dizer se essa informação procede. Mas, com certeza, é a melhor receita pequena de bolo de coco de todos os tempos 😉
O sabor é tão delicado, tão bom… e o que é a textura dele, gente. A sensação é de comer uma nuvenzinha fofa e clarinha, com gostinho de coco. Mas é relativamente fácil que eu goste de um bolo. Difícil é entusiasmar meus filhotes. E foi esta a façanha que esse bolinho fez – as crianças se atracaram a ele feito vikings, comendo até as migalhinhas.
Receita adaptada daqui
1 ovo
1/2 xícara de leite de coco
3 colheres (sopa) de óleo de coco (se não tiver, use um óleo vegetal de sabor suave)
1/4 de xícara de açúcar
1/2 xícara + 2 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/4 de xícara de coco ralado
1 colher (chá) de fermento químico
Para a cobertura:
1 colher (sopa) de leite de coco
1 colher (chá) de calda de agave (se não tiver, use açúcar na quantidade que gostar)
Coco ralado para polvilhar (1 colher de sopa é suficiente)
Ligue o forno a 180ºC. Prepare as forminhas que vai utilizar – se usar forminhas de metal, forre-as com forminhas de papel ou unte-as e enfarinhe-as. Se usar forminhas de silicone, como eu, não faça nada 😉
Numa tigela média, misture juntos o leite de coco, o óleo e o ovo (um fouet pequeno dá conta do recado). Peneire por cima dessa mistura o açúcar e a farinha de trigo. Misture com o fouet até a massa ficar bem homogênea. Por fim, acrescente o coco ralado e o fermento, mexendo delicadamente até incorporar.
Despeje a massa nas forminhas, enchendo até 2/3 da capacidade, e leve ao forno até que os bolinhos estejam crescidos e levemente corados (é possível que alguns cheguem a rachar ligeiramente no topo). No meu forno, isso levou cerca de 20 minutos. Faça o teste do palito para se certificar de que estão prontos.
Retire os bolinhos do forno e deixe que esfriem em uma grade enquanto prepara a calda.
Se usar calda de agave como adoçante, basta misturá-la bem ao leite de coco. Do contrário, leve o leite de coco e o açúcar ao fogo em uma panela pequenininha ou ao micro-ondas, num potinho adequado. O objetivo desse aquecimento é dissolver o açúcar mais facilmente.
Pronto, agora é só pincelar cada bolinho com essa caldinha de leite de coco e polvilhar coco ralado por cima. Rende 9 bolinhos deliciosos (feitos em forminha de silicone com capacidade para até 1/3 de xícara).