Se eu tivesse que nomear alguém como minha musa máxima baker, eu provavelmente escolheria Dorie Greenspan. Cada vez que faço uma receita dela, renovo meus laços de afeto e devoção. Receitas super bem explicadas – desde o passo a passo até o que esperar do resultado final -, várias sugestões de ‘twists’ legais… e o que dizer do sabor. Tudo é perfeito, perfeito, perfeito.
Eu ainda não havia feito nenhuma receita de brownie dela. Agora quero provar todas!
Dorie, sua linda, te amo.
Receita adaptada daqui
255 g de chocolate amargo (daqueles com muito cacau – usei um 70%)
225 g de manteiga sem sal (usei 200 g, um tablete)
1 1/2 xícara de açúcar
4 ovos grandes
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
1 colher (sopa) de pó para café espresso (usei o conteúdo de uma cápsula de Nespresso Rosabaya)
1/2 colher (chá) de sal
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de gotas de chocolate branco (invencionice minha, mas fica bão…)
Preaqueça o forno a 163ºC (meu forno é meio mole, então preaqueci a 170ºC). Forre uma assadeira de 22 x 33 cm com papel alumínio e unte-o com manteiga. ATENÇÃO: Não segui essa recomendação por inteiro e só forrei a assadeira com papel alumínio.
Numa tigela de vidro que possa ir ao micro-ondas, disponha a manteiga e o chocolate. Leve ao micro-ondas de 30 em 30 segundos, até que os ingredientes derretam. ATENÇÃO: Dorie recomenda que este procedimento seja feito em banho-maria, mas eu estava com preguiça e não obedeci.
Com um fouet, misture o açúcar à manteiga e ao chocolate. A mistura ficará meio arenosa, mas não se preocupe, é assim mesmo. Adicione os ovos, um a um, batendo bem a cada edição. Acrescente então o extrato de baunilha, misturando energicamente. Finalmente, envolva gentilmente o pó para espresso, o sal e a farinha, mexendo somente até incorporar. Se usar gotas de chocolate, adicione-as neste ponto. ATENÇÃO: Como eu estava com preguiça, deixei que a minha batedeira fizesse essa misturação toda por mim.
Disponha a massa na assadeira preparada, alise a superfície com uma espátula e leve ao forno por 20 a 22 minutos (no meu forno, demorou muito mais do que isso), ou até que o topo do brownie esteja sequinho e que, ao espetá-lo com uma faca, ela saia limpa ou com migalhas úmidas grudadas.
Transfira a assadeira para uma grade até que o brownie chegue à temperatura ambiente. Quando estiver completamente frio, remova-o da assadeira, e, em seguida, do papel alumínio. É só cortar em quadradinhos e já pode comer.