Minha irmã acaba de voltar de uma temporada em Cambridge. Na mala, entre muitos mimos foférrimos, ela me trouxe frutas secas difíceis de encontrar no Brasil: cranberries, blueberries e sour cherries. Fiquei eufórica!
Então, depois de um tempinho de cerimônia (você não faz cerimônia diante de um ingrediente desconhecido ou raro? Eu faço muita!), escolhi uma receita de biscotti que me pareceu digna das cranberries.
Fiquei encantada com a cor e o sabor desses biscoitinhos. Esperava que fossem bem duros (leia-se: eu esperava ter que roê-los), mas que nada. São durinhos, mas não assustam os dentes. Deve ser por conta do fubá.
Receita pouquíssimo adaptada daqui
1 1/4 xícaras de farinha de trigo
1 1/4 xícaras de fubá
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal marinho
6 colheres (sopa) de manteiga (dá 90g)
1 xícara de açúcar
2 ovos grandes
1 colher (sopa) de raspas de limão siciliano
1 xícara de cranberries secas
1 xícara de pistaches picados (usei macadâmias porque tinha em casa, mas tenho certeza de que pistaches devem ficar deliciosos)
Preaqueça o forno a 180ºC com a grade posicionada no meio.
Numa tigela, misture juntos a farinha, o fubá, o fermento em pó e o sal. Reserve.
Ponha a manteiga na tigela da batedeira e bata-a em velocidade média até que ela fique cremosa (use o batedor em forma de pá). Adicione o açúcar e bata até a mistura ficar clara e fofa. Batendo sempre, acrescente os ovos, um de cada vez, até ficar bem uniforme.
Reduza a velocidade da batedeira e acrescente a farinha toda de uma vez, mexendo até incorporar. Por fim, junte as raspas de limão, as cranberries e as castanhas e misture até combinar tudo.
Transfira a massa para uma assadeira forrada com tapete de silicone ou papel manteiga e modele-a como um ‘tronquinho’ de 9 x 35,5 cm . Asse até que fique firme, levemente dourada e com algumas rachaduras no topo (leva de 30 a 35 minutos).
Deixe o ‘tronquinho’ esfriar na assadeira, sobre uma grade, por 15 minutos.
Transfira o ‘tronquinho’ para uma tábua e, com uma faca de pão, corte fatias de 1,5 cm na diagonal. Arrume as fatias em uma assadeira forrada com tapete de silicone ou papel manteiga e leve novamente ao forno por 15 a 18 minutos, girando a assadeira na metade do tempo. Os biscoitos devem ficar com as bordas acastanhadas.
Deixe a assadeira com os biscoitos esfriar sobre uma grade antes de comer.
Esses biscoitos duram até duas semanas guardados em potes hermeticamente fechados, à temperatura ambiente.
* Este post foi atualizado em julho de 2018. Cranberries e blueberries secas já são relativamente comuns. Sour cherries continuam mais raras.