Morro de preguiça de assar beterrabas. Mas sempre que o faço, penso que deveria repetir mais vezes – elas ficam incríveis! E combinam lindamente com tomilho, vinagre balsâmico e laranja.
Recomendo que você use uma laranja um pouco mais ácida e perfumada, como a baía. Como usei a laranja-lima que tinha em casa, as beterrabas ficaram docinhas e com um cheiro de laranja mais sutil.
Receita livremente adaptada daqui
600g de beterrabas lavadas, descascadas e cortadas em pedaços de 2,5 cm
1 fio de azeite de oliva extra-virgem
Sal grosso e pimenta-do-reino moída na hora
1 colher (sopa) de vinagre balsâmico
1 colher (chá) de mel
1/4 xícara de suco de laranja fresco
Zestes de 1 laranja
1 colher (chá) de tomilho seco
Preaqueça o forno a 220ºC. Acomode as beterrabas em um pedaço grande de papel alumínio. Tempere-as com sal, pimenta e tomilho e regue com azeite. Misture bem e dobre o papel alumínio até formar um pacote bem fechadinho. Leve ao forno até as beterrabas ficarem macias quando espetadas com uma faca (cerca de 45 minutos).
Transfira as beterrabas para uma tigela grande e regue com o vinagre, o mel e o suco de laranja. Cubra com as zestes de laranja, misture delicadamente e sirva morno ou em temperatura ambiente.
2 Comentários Esconder comentários
Olá, qual o corte das beterrabas para assar, e o que são zestes de laranja?
Qualquer corte que resulte em pedaços do tamanho de uma mordida. Zestes são aquelas raspas de de cítrico em forma de tirinhas. Tá para usar raspas de outros jeitos, também. Abraços!