Outro dia comprei laranjas-baía para fazer um bolinho para os meus filhos. Estavam tão cheirosas que não resisti – tirei as cascas delas. Usei um pouco no bolo, mas fiquei com uma boa sobra que não teria uso imediato. Ai, meu São Benedito, faço o que com as coitadas das cascas?
Foi quando me lembrei de ter visto em algum canto alguém que aromatizava açúcar com casquinhas de laranja e que, depois, acondicionava em potes lindos e dava de presente. Fui atrás de uma receita e a encontrei em um site português.
É muito fácil de fazer. Mas, devo alertar, rende bem pouquinho (cascas secas de laranja não pesam quase nada). O que, pensando bem, é gostoso – assim, qualquer iogurte ou chazinho em que você o utilize vai ganhar ares de momento especial 😉
Receita daqui
Cascas de quantas laranjas você quiser
Açúcar quanto baste (para cada 10 g de casca seca, você usará 300 g de açúcar)
Lave bem as laranjas e seque com um pano limpo. Com o ralador específico, retire as cascas das frutas, tomando o cuidado de não atingir a parte branca (se isso acontecer, as cascas deixarão um sabor amargo no açúcar).
Forre o fundo de uma assadeira com toalha de papel ou papel manteiga e distribua as cascas de laranja por cima. Deixe em um local bem arejado e protegido por 2 dias ou até que as cascas fiquem bem secas.
Agora é hora de usar uma balança: pese as cascas secas. Multiplique esse valor por 30 e tchanan, você terá a quantidade de açúcar necessária para a receita.
Coloque as cascas no copo do multiprocessador ou liquidificador e bata até pulverizar. Some o açúcar e bata até ficar bem homogêneo.
Acondicione o açúcar em um pote hermeticamente fechado e mantenha em temperatura ambiente.