Esta forma super charmosa de preparar abobrinhas saiu de um livro do Curtis Stone, um chef australiano boa pinta que apresentava alguns programas na TV por assinatura.
Receita adaptada de Cooking with Curtis, de Curtis Stone
Ingredientes:
6 abobrinhas
25 ml de azeite de oliva
25g de sal
3 ramos de tomilho fresco, mais um pouco para decoração (eu não tinha, usei 1 colher de chá de tomilho seco)
2 folhas de louro
1/2 pimenta dedo de moça, sem sementes, fatiada (não tinha em casa, adicionei algumas gotas de tabasco para tentar compensar)
1 dente de alho descascado, picadinho
30 ml de vinagre balsâmico branco (nunca vi nem comi, eu só ouço falar – usei o escuro, mesmo)
50 ml de azeite de oliva extravirgem
2 tomates sem pele fatiados (estava morta de preguiça e não tirei as peles)
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
Corte as abobrinha em fatias grossas no sentido do comprimento – 3 fatias para cada abobrinha. Salgue-as com os 25g de sal e coloque-as numa assadeira para que elas soltem líquido por 20 minutos. Passado esse tempo, enxague-as e seque-as com papel toalha, sem esfregar.
Aqueça a grelha. Enquanto ela esquenta, cubra as fatias de abobrinha com um pouco dos 25ml de azeite de oliva. Coloque-as para grelhar e deixe-as até que elas fiquem com as marquinhas da grelha. Deixe-as esfriar e então corte-as na diagonal em pedaços de 2,5 cm de largura. Coloque-as em um tigela e mantenha-nas aquecidas.
Aqueça o restante do azeite em uma frigideira, adicione as ervas, a pimenta e o alho e salteie por 30 segundos. Adicione essa mistura às abobrinhas, misture bem e adicione o vinagre, o azeite extravirgem e os tomates. Tempere com sal e pimenta a gosto.
Agora é só transferir para a tigela de servir, enfeitar com folhinhas de tomilho e servir morninha. Bom demais.