Parece brincadeira, mas o mês de aniversário do No Calor do Fogão é, normalmente, o mês em que ele fica mais negligenciado.
Então, antes que as luzes de junho se apaguem, obrigada a você, aí do outro lado, por mais este ano em que estamos juntos – já são 4! Pelo carinho, pela paciência, pela compreensão diante dos sumiços.
E antes que este blog fique muito sentimental, vamos aos muffins! Preparei-os porque precisava dar cabo de umas peras que estavam na geladeira desde a última era glacial, pobrezinhas. Tomei como referência uma receita da Nigella, que adaptei de acordo com as minhas necessidades.
O resultado? Bem, para mim, peras assadas são sempre surpreendentes. Como pode uma fruta tão simplezinha, quase sem graça, virar um trem tão bom depois de um tempo de forno? Os muffins ficaram úmidos, cheirosos e bons demais. Faça aê e depois me conte se gostou 🙂
Receita livremente adaptada daqui
1 xícara de farinha de trigo branca
3/4 de xícara de farinha de trigo integral
3/4 de xícara de açúcar
1/2 xícara de açúcar mascavo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de especiarias para pão de mel
2/3 de xícara de iogurte natural
1/2 xícara de óleo de canola
1 colher (sopa) de mel
2 ovos
1 1/2 xícara de peras descascadas e picadas em cubinhos (eu usei um pouco de maçãs para completar a quantidade e ficou ótimo)
Para decorar: 6 colheres (chá) de açúcar mascavo
Ligue o forno a 200ºC e forre uma assadeira para 12 muffins com forminhas de papel.
Numa tigela grande, disponha farinhas, açúcares, fermento e especiarias. Misture bem. Numa outra tigela, bata os ovos, o óleo, o mel e o iogurte com um fouet, até incorporar. Despeje a mistura líquida sobre os ingredientes secos e mexa levemente (lembre-se: massa de muffin não precisa ficar lisinha, misture só até que não haja farinha aparente). Acrescente, por fim, as peras picadas, envolvendo-as delicadamente.
Divida a massa entre as 12 forminhas, salpique 1/2 colher (chá) de açúcar mascavo sobre cada porção e leve ao forno por 20 minutos ou até que os muffins passem no teste do palito.
Deixe os muffins esfriarem um pouco sobre uma grade antes de comê-los.
* A receita original levava apenas farinha de trigo branca, mas eu usei um pouco da integral e achei muito bom. Da próxima vez, penso em usar apenas farinha de trigo integral.
* As especiarias para pão de mel são uma mistura de canela, noz-moscada, cravo e erva-doce produzida pela Bombay.
* Vale a pena deixar mais uma ou duas forminhas preparadas. A receita previa 12 bolinhos e aqui em casa rendeu 14.