Faça você mesmo – massinha de modelar caseira
3 de agosto de 2015
Hoje a receita é de brincar, não de comer 😉
Meus filhos adoram massinha de modelar. As massinhas é que não devem gostar muito deles, pois invariavelmente acabam sujas, cheias de pó, migalhas de biscoito e o que mais houver pelo caminho. Quando a situação fica insustentável, jogamos as pobrezinhas no lixo e compramos novas. Ou comprávamos.
Há pouco mais de um ano, um dos meus sites preferidos de receitas para quianças ensinou a fazer massinha de modelar caseira. À época, meus filhos eram muito pequenos e ainda não viam grande graça em massinha, mas guardei a receita à espera do momento propício.
Então, dia desses, separei os ingredientes na despensa – sim, são ingredientes relativamente comuns de despensa – e pus mãos à obra. Num instantinho, estava com a massinha pronta!
E como ficou? De verdade, a textura é idêntica à massinha de modelar industrializada. A receita rende que é uma beleza: deve dar uns 6 potinhos de massinha. Guardando enrolada em plástico filme na geladeira, dura um tempão – minha bola de massinha está lá, perfeita, há mais de um mês. E, se as suas crianças quiserem provar um pedacinho da massa (dependendo da idade, é quase inevitável que o façam), pelo menos você sabe o que eles colocaram na boquinha.
Na minha opinião, elas perdem das massinhas industrializadas em um quesito, apenas: as cores são menos impressionantes. Mas pode ser o corante alimentício que eu usei.Gostou? Então vá lá fazer, que você e a sua galera poderão brincar hoje à tarde mesmo. Daí, basta juntar uns cortadores de cookies, espátulas plásticas e pronto, diversão garantida para um bom tempo!
Receita ligeiramente adaptada daqui
Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo comum
1/2 xícara de sal fino de cozinha
2 colheres (sopa) de cremor de tártaro
1 colher (sopa) de óleo de cozinha (dê preferência a um sem cheiro)
1 xícara de água fervente
Corante alimentício quanto baste (para obter a coloração da massinha da foto, usei pouco mais de 1 colher de sopa de corante líquido)
Modo de preparo:
Em uma tigelinha, dissolva o corante alimentício na água fervente, misturando até dissolver. Reserve.
Em uma tigela média, misture os ingredientes secos. Faça uma cova no centro dessa mistura e despeje o óleo de cozinha e a água com corante.
Com as mãos – ou com o auxílio de uma colher, se as suas mãos forem sensíveis -, trabalhe a mistura até que uma massa comece a se formar.
Transfira a massa para uma superfície de trabalho lisa, levemente enfarinhada, e sove-a até que fique lisa e elástica. Pronto, já pode brincar!
Guarde-a sempre na geladeira, envolvida em filme plástico. A duração, assim, é indeterminada. Mas, quando ela ficar suja, cabeluda ou ressecada, pode jogá-la fora e fazer uma nova.
Hummm esta receita de brincar interessa-me. 🙂
Levo comigo.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/almondegas-vegetarianas-estufadas-com.html