Faça de 2019 um feliz ano novo!
29 de dezembro de 2018
Foto de Marco Verch publicada sob uma licença Creative Commons
É comum a gente chegar ao fim do ano sem nem entender como isso aconteceu. O tempo passa feito foguete e a gente vai se equilibrando do jeito que dá até que – puf – chega Natal e Réveillon. De novo. Será que você se identifica com isso?
No final do ano passado, inspirada por Chris Guillebeau e o seu The Art of Non-conformity, iniciei uma prática interessante. Em vez de olhar, atordoada, para o mês de dezembro no calendário, preferi fazer uma avaliação mais sistematizada de 2017 – o que deu certo, o que poderia melhorar. Dessa forma, consegui relembrar muitas pequenas vitórias, o que fez com que eu me sentisse melhor em relação ao ano que terminava.
Além disso, em vez das bem intencionadas, mas pouco efetivas, resoluções de ano-novo, estabeleci objetivos para 2018 – com ações estratégicas para alcançá-los. Se funcionou? Acho que foi um dos anos mais produtivos que já tive.
Também fiz algo que achei legal demais – desta vez, inspirada pela Thais Godinho, do excelente Vida Organizada. É a Big Picture, uma espécie de visão geral do ano corrente (faz parte das ferramentas do método de produtividade GTD). É bem simples de fazer. Basta registrar – em um caderno ou documento eletrônico (online ou não) – todo acontecimento relevante do ano. Não precisa, nem deve, ser um relato longo. Só o suficiente para você lembrar o que ocorreu. Faça isso com regularidade e, no final do ano, você terá uma ferramenta poderosa para avaliar os últimos 365 dias. Perfeito para gente com memória curta, feito eu.
Quer aprender como avaliar o ano que passou e planejar o ano seguinte com o Chris?
Veja como aqui (em inglês): https://chrisguillebeau.com/
Quer saber mais sobre Big Picture e GTD com a Thais?
Veja aqui: https://vidaorganizada.com/
Aliás, para quem quer se organizar, ser mais produtivo e ficar menos sobrecarregado (esses dois últimos não são paradoxais, acredite), vale a pena fuçar com vontade o site da Thais. Ela sabe das coisas!
Outras inspirações que me ajudaram a ter um ano melhor:
Zen habits – zenhabits.com – Mindfulness e vida simples.
Hands free mama – handsfreemama.com – Maternidade e um olhar mais amoroso para a vida.
No Instagram:
Instamission – @instamission – Um projeto sobre conexão – com você mesmo, com o outro e com o mundo.
Maternity Livre – @maternitylivre – Um bate-papo filosófico com a escritora Eliana Rigol.
Mamas sanas – @mamas.sanas – Maternidade, essencialismo e saúde de um jeito muito bem humorado. De Roberta Ferec.
Espero, de coração, que o seu ano novo seja bom. Mais do que isso, que ele seja transformador – que faça você crescer, se desafiar, aprender coisas novas, descobrir talentos, rever conceitos, ressignificar dores e perdas. Que você saia de 2019 mais madur@, mais human@, mais sensível, mais amoros@. E muito, muito mais feliz.