Por muito tempo, eu fui uma detratora do tofu. Achava mole, sem graça… quase um novo estado físico da água.
Depois descobri que o tofu é tão cheio de graça quanto a gente quiser. Basta saber preparar. Dá pra comer puro, em cubinhos, só temperadinho com gengibre fresco ralado na hora, shoyu e cebolinha (é o jeito que o meu pai mais gosta de comer). Dá para retirar o excesso de umidade com toalha de papel ou pano de prato limpo, temperar a gosto e grelhar. Dá para empanar com amido de milho e fritar em pouco óleo.
Mas o meu jeito preferido de preparar, no momento, envolve um passo anterior: congelar o tofu. Congelar? Sim! O tofu tem muita umidade. Ao congelá-lo, a gente acaba por separar a água dele. E aí, quando descongelamos, ele fica com uma textura mais firminha e, na minha humilde opinião, mais interessante.
Vale dizer que essa receita é mais mole que… tofu, uai. Só exige que você se organize previamente: são 24 horas para o tofu congelar, várias horas para descongelar na geladeira, pelo menos 1 hora para marinar. Mas, calma, senhora, é facinho de encaixar esses tempos de espera à sua rotina: primeiro, esquece o tofu no freezer. Depois, tira da geladeira no período oposto ao que pretende preparar. Por exemplo, se for para o jantar, tira ele do freezer e coloca na geladeira antes de ir para o trabalho. A marinada, você prepara em um minuto, deixa o tofu nela e esquece por uma hora (aproveita pra tomar banho, lavar a louça, passar no mercadinho…).
Pronto, agora é só empanar o tofu no amido de milho, fritar e partir para o abraço. Fica crocante, levemente picante, totalmente viciante. Até rima.
Quer ter uma aula completinha sobre tofu? Precisa conhecer a Nisha Melvani, do Cooking for Peanuts. Ela é incrível, super didática, e todas as receitas dela que eu fiz até agora são incríveis.
1 tofu firme de 300g
Para a marinada:
3 colheres (sopa) de shoyu
1 colher (sopa) de água
1 1/2 colheres (chá) de molho de pimenta tipo Sriracha
2 colheres (chá) de levedura nutricional
1 colher (chá) de alho em pó
Para empanar o tofu marinado:
1/4 de xícara de amido de milho
Para fritar:
1 fio de óleo
Para decorar:
Cebolinha picada e sementes de gergelim a gosto
Como eu disse antes, esta receita tem passos anteriores que começam por congelar o tofu (pode ser embalado, até) por 24 horas. E, claro, tem que descongelar – acomode num pratinho e deixe na geladeira de um dia para o outro.
Quando o tofu estiver descongelado, abra a embalagem, escorra o líquido e envolva-o em um pano de prato limpo, apertando para extrair o máximo de umidade possível.
Em seguida, corte o tofu em cubos de uns 2 cm (ou despedace-o com as mãos em pedaços irregulares do tamanho de uma garfada). Reserve.
Em uma tigela funda que feche hermeticamente, misture os ingredientes da marinada. Adicione o tofu, tampe e misture com cuidado de modo que todos os pedaços fiquem cobertos com os temperos. Leve à geladeira e deixe por, pelo menos, 1 hora.
Numa assadeira, verta o amido de milho. Adicione os cubinhos de tofu marinados e revire-os delicadamente até que fiquem cobertos com o amido por todos os lados.
Em uma frigideira tipo wok (ou uma grande normal), aqueça um fio de óleo. Vá acrescentando os cubos de tofu aos poucos, sem aglomerá-los (se necessário, frite em levas). Deixe que dourem de todos os lados. Retire-os da frigideira com cuidado e deixe escorrer um eventual excesso de óleo em um prato forrado com papel toalha.
Sirva com cebolinha picada e gergelim. Faz bonito no almoço do dia a dia (mas combina demais com molho de pimenta e cervejinha).
Essa marinada é a básica, mas você pode inventar em cima disso: adicionar acidez com vinagre de arroz ou caldo de limão, aumentar ou diminuir a pimenta, adicionar óleo de gergelim…