Eu sempre adorei pizza. Mas de uns tempos para cá, tinha parado totalmente de comer – não encontrava opções de pizzas veganas entregues onde moro e morria de preguiça de fazer a massa toda – a sova, as fermentações, tudo complicado demais.
Mas, um dia, cansada de passar vontade, resolvi que ia fazer massa de pizza, sim. Fui atrás de uma receita do Jamie Oliver, pois me lembrava que ele tinha uma massa bem fácil (eu até já postei uma no blog). Mas antes de topar com a receita dele, encontrei um post da Joana Roque sobre uma pizza de 15 minutos. “É ESSA”, pensei.
A receita também é do Jamie Oliver – daquele livro de pratos rápidos que tem receitas sensacionais (já fiz altos curries de lá). E, como recebeu a aprovação da Joana, só podia ser boa.
Fiz muito rápido, preparando a massa à mão, mesmo. Cobri com um molho de tomate caseiro (tenho sempre pronto – faço em grande quantidade e congelo), ‘muçarela’ de castanhas, orégano, fio de azeite. Ficou muito boa! A consistência tende mais para crocante, e me agradou bastante. E demorou menos pra ficar pronta do que a entrega do delivery!
Vou explicar aqui só como você pode preparar a massa – o que vai por cima dela fica por sua conta, tá?
Receita adaptada daqui
1/2 xícara de farinha de trigo
3/4 de colher (chá) de fermento químico em pó
1/4 de xícara de água morna
1 pitada de sal
1 fio de azeite
Esta receita rende uma pizza para uma pessoa. Se quiser alimentar mais bocas, vá aumentando a receita proporcionalmente.
Ligue o forno na temperatura máxima. No fogão, leve ao fogo uma frigideira de 30 cm de diâmetro (tem que ser daquelas que também podem ir ao forno).
No copo do processador, coloque a farinha, a água morna, o fermento, uma pitada de sal e um fio de azeite. Pulse até formar uma bola de massa uniforme.
Retire a massa do processador e acomode-a em uma superfície enfarinhada. Abra a massa com o rolo ou com as mãos, acrescentando mais farinha, se necessário.
Coloque a massa na frigideira. Em uns 5 minutos, ela estará com bordinhas levemente coradas. Nesse momento, cubra-a do jeito que preferir (molho + queijo + outras coisas que goste). Se a pizza for salgada, provavelmente vai ficar gostosa com mais um fio de azeite e orégano.
Tire a frigideira do fogo e transfira para o forno. Deixe a pizza assar por 5 minutos ou até ficar dourada e com o queijo derretido.
Na receita da Joana, você aprende a fazer um molho de tomate rapidão pra usar na sua pizza. Se você não tiver molho pronto, é uma ótima pedida!