“Mousse” de chocolate amargo com tofu

Compartilhe nas suas Redes Sociais:

Ou você pode simplesmente copiar e colar na sua Rede Social

“Mousse” de chocolate amargo com tofu

19 de junho de 2020

Descrição

Compartilhar

A vida é um eterno cuspir para cima. Quando a gente menos espera, o cuspe cai na nossa testa. Escatológico, afff. Mas é assim que eu me sinto em relação a muitos alimentos, que eu jurava não suportar antes de me tornar vegana. Um dos grandes injustiçados do meu passado foi o tofu. Eu achava a textura bizarra. E a falta de personalidade me dava uma preguiça terrível.

Daí, passei para o lado de cá e – pasmem! – tudo que eu detestava no tofu eram os seus pontos fortes. De fato, ele tem aquela textura meio esponjosa, e uma ausência de sabor bem característica. Mas é isso que garante que ele se adapte a usos tão variados – do patê pra comer com torradinhas, passando pelo prato principal e chegando com muita graça à sobremesa.

Essa “mousse” é um exemplo disso. Tá, não é mousse de verdade, pois não tem aquela textura aerada das mousses feitas com ovos ou creme de leite fresco. Mas é incrivelmente cremosa, chocolatuda, deliciosa. Um verdadeiro remédio para TPM braba, dor no coração ou qualquer outra emergência chocolática.

Receita adaptada daqui

Ingredientes

1 e 1/2 xícara (chá) de chocolate meio amargo sem lactose (uso gotas de chocolate com 70% de cacau)
1 e 1/2 xícara (chá) de tofu extra soft cortado em cubinhos
1/2 de xícara (chá) de água quente
2 colheres (chá) de extrato de baunilha
3 colheres (sopa) de açúcar demerara (ou cristal)

Modo de Preparo

Comece derretendo o chocolate em banho maria ou no micro-ondas (ou direto na panela, em fogo baixíssimo, mexendo sempre e prestando muita atenção para não deixar queimar – assim que estiver quase completamente derretido, retire do fogo).

No copo do processador, junte a água, o extrato de baunilha, o açúcar, o tofu e o chocolate derretido. Pulse tudo até ficar homogêneo. Com o equipamento desligado, raspe as laterais do copo com uma espátula e pulse de novo para garantir que tudo vai ficar bem lisinho e uniforme.

Distribua o creme em tacinhas e leve para gelar por pelo menos 4 horas.

Rendimento: depende da voracidade dos seus convivas. Dá seis taças dessas da foto (parece pouco, mas não é!). Mas você também pode servir em copinhos de brigadeiro de colher, que rende muito mais.

anterior
Bolinhos veganos de banana, aveia, nozes e passas
próximo
Molho de tomate assado
anterior
Bolinhos veganos de banana, aveia, nozes e passas
próximo
Molho de tomate assado

Adicionar um comentário