Bolo de abóbora em geral não causa sensação como um bolo de chocolate, néam. Mas prove este. Ele é tão perfumado, molhadinho e delicioso que eu desafio você a ficar só na primeira fatia!
A receita, recebi da querida Samantha, lá no Instagram do blog. Eu e a Samantha trocamos figurinhas pelo Instagram há um tempão, e ela achou que eu iria gostar desse bolo. Não podia estar mais certa: eu amei! Fiz duas semanas seguidas (e olha que rende dois bolos!) e tô com vontade de fazer de novo, hahaha!
O que dá mais trabalho de fazer é o purê de abóbora. Como a receita é gringa, fiz o purê como os gringos (mentira, se fosse como eles, eu compraria uma latinha): assei a abóbora, fiz purê e ainda levei ao fogo baixo, mexendo sempre, para reduzir um pouco (do jeito que aprendi com o mestre VH-San).
A receita é da delícia da Joy Wilson (e não é que eu tenho em casa o livro de onde ela saiu?).
1 abóbora cabotiá de aproximadamente 1 kg (você vai usar 450 g de purê de abóbora bem denso)
3 3/4 de xícara de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar mascavo claro (aperte na xícara ao medir)
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de noz-moscada ralada na hora
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de pimenta-da-jamaica em pó
1/2 colher (chá) de cravo-da-Índia moído
1 xícara de óleo vegetal de sabor suave
1/3 de xícara de xarope de bordo (eu usei metade da medida de melado de cana e completei com água)
1/3 de xícara de água
1 xícara de nozes pecã picadas
8 pecãs inteiras para enfeitar
Ligue o forno a 180ºC. Higienize a abóbora, parta ao meio, retire as sementes (elas são comestíveis!) e acomode-a em uma assadeira (pode forrar com silpat ou papel alumínio, eu usei usei uma antiaderente e não forrei) com a parte cortada para baixo. Leve ao forno até que a abóbora fique macia (ela cede facilmente ao ser espetada com um garfo).
Retire a abóbora do forno, espere esfriar um pouco e remova a polpa da casca com o auxílio de uma colher. Amasse bem a polpa com um garfo até obter um purê liso (se preferir, use um mixer de mão ou um processador de alimentos). Em uma frigideira grande, leve o purê de abóbora ao fogo, mexendo sempre, até que ele reduza de volume em 1/3, mais ou menos. Pronto! agora é só pesar e usar a quantidade pedida na receita.
Unte (com óleo ou creme vegetal) duas formas de bolo inglês (aproximadamente 20,5 cm x 10 cm x 7,5 cm) e polvilhe com farinha de trigo.
Em uma tigela grande, misture com um fouet a farinha o açúcar mascavo, o bicarbonato de sódio, o fermento, o sal e as especiarias. Em uma tigela média. misture cuidadosamente o purê de abóbora, o óleo, o melado de cana (ou xarope de bordo) e a água. Vai ficar com uma cara meio talhada, mas tenha fé e siga para o próximo passo.
Derrame a mistura de abóbora sobre os ingredientes secos e misture muito bem com o auxílio de uma espátula. Sei que mais uma vez você praguejará contra mim porque achará que deu tudo errado, mas contenha a sua língua – a massa é densa feito massa de brownie, sim. Raspe a espátula nas laterais e no fundo da tigela (os ingredientes secos podem estar escondidos por ali). Quando a massa estiver bem homogênea, acrescente as pecãs picadas e envolva-as (seu objetivo é que cada fatia seja premiada com um pedacinho, então capriche!).
Divida a massa entre as duas assadeiras, alisando a superfície com a espátula, e distribua as pecãs picadas por cima.
Leve ao forno até que os bolos passem no teste do palito (vai depender muito do seu forno – o meu novo é um colosso e assa bolos muuuuuito rápido).
Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade. Sirva morno ou em temperatura ambiente. Mas, como todo bolo de especiarias, no dia seguinte fica ainda mais gostoso.
* Eu usei formas de papel forneáveis que comprei na Sulformas. Nota nóis, Sulformas!
* Não tem pecã por perto? Pode usar nozes comuns ou, mesmo, semente de abóbora (sem a casca branca).