Esta é uma sugestão de refeição rapidinha e deliciosa se você, como eu, tem o freezer como seu aliado. Num instante você monta as barquinhas de pimentão e faz bonito com os convivas.
Não gosta de pimentão verde? Eu entendo. Use amarelo, que é bem mais suave (e menos ‘inesquecível’ para a sua digestão, se é que você me entende). Não gosta de pimentão nenhum? Faça as barquinhas com abobrinhas ou berinjelas.
A estrela do prato foi a farofinha que eu usei por cima das barquinhas – é a que a Rita Lobo usou em uma sopa de couve-flor.
O hômi, que não suporta proteína de soja ou pimentão, comeu a tal farofa pura, de colherzinha.
3 pimentões orgânicos pequenos
1 xícara de molho de tomate enriquecido (eu faço em grande quantidade e congelo em porções de 1 xícara)
1 xícara de proteína de soja colorida (eu faço em grande quantidade e congelo em porções de 1 xícara)
Azeite para untar a assadeira (e para regar as barquinhas)
Para a farofinha:
1 pão francês amanhecido picado em pedaços pequenos
1 dentinho de alho picadinho
2 colheres (sopa) de azeite
Sal a gosto (usei sal temperado com ervas)
Ligue o forno a 180ºC. Unte uma assadeira média com azeite.
Higienize os pimentões e corte-os ao meio no sentido do comprimento. Remova as sementes.
Em uma panela pequena, aqueça o molho de tomate. Adicione a proteína de soja, misture bem e deixe ferver por alguns minutos para que os sabores se incorporem.
Enquanto espera o recheio esfriar, prepare a farofinha de pão. No processador de alimentos, adicione o pão amanhecido picado, o azeite, o alho e um pouquinho de sal. Processe até obter uma consistência de farofa grossa.
Numa frigideira antiaderente, leve a farofinha ao fogo até ficar uniforme e dourar levemente. Desligue o fogo e reserve.
Depois que o recheio esfriar um pouco, recheie as metades de pimentão e acomode na assadeira. Regue com azeite e polvilhe cada uma com a farofinha de pão.
Leve ao forno até a farofa dourar e o pimentão ficar macio e meio murcho.
* Como eu sou do time do pimentão, não experimentei fazer barquinhas de outros legumes. Se você fizer, me conta qual lgume você usou e como fez para prepará-lo? Vou adorar saber!
* Você também tem pavor de proteína de soja? Simplesmente prefere carne moída? Então faça do seu jeito! Você pode refogar cebola e alho, juntar a carne e cozinhar até ficar bem sequinha, temperar com molho inglês, sal e pimenta, acrescentar 2 tomates picadinhos e deixar refogando por uns 10 minutos. Aí é só adicionar um pouquinho de farinha de trigo, refogar mais uns minutinhos e pronto.
* Talvez você já tenha notado que eu não estou comendo (mais?) carne de bicho. Não foi algo planejado ou escolhido – eu simplesmente acordei um dia e o meu corpo recusou carne. E aí aconteceu no dia seguinte, e de novo, e de novo. Já estou assim há uns 3 meses.