Esta receita rendeu boas risadas (poucas vindas de mim) e bolinhos deliciosos, embora haja em meu lar quem não concorde com isso.
Foi assim: mais uma vez, caí no golpe da pera – minha filha pediu para levar de lanche na escola, mas mudou de ideia no primeiro dia, devolvendo a dita cuja inteirinha. Desconfio que as peras sejam um amor platônico da Alice – só são a fruta preferida enquanto estão no plano das ideias. Enfim, mais uma vez terminei com um monte de peras e ninguém para dar cabo delas antes que amadurecessem demais.
Resolvi adaptar uma receita que já existe aqui no blog e torná-la pequena – diga-se de passagem, é a receita do primeiro golpe da pera.
Ah, gente, é um bolinho tão bom, tão molhadinho, tão cheiroso! Perfeito para um lanchinho da tarde.
Acontece que todo desaforo pra mãe é pouco. Depois de cair no golpe da pera e me recuperar fazendo bolinhos, inventei de colocar um deles na lancheira do Gabriel.
Daí seguiu-se o bonito diálogo que contei no Instagram e reproduzo agora:
– Gab, gostou do bolinho que a mamãe mandou de lanche pra você?
– Muito!
– Que bom, filho!
– Mas não manda mais, não, tá.
Com essas singelas palavras me despeço e torço para que você, ao contrário dos meus filhos, aprecie esses bolinhos.
Receita adaptada daqui
Ligue o forno a 180ºC. Forre 6 forminhas para cupcake de tamanho standard com forminhas de papel.
No liquidificador, bata juntos as peras, o ovo, o óleo e o açúcar até obter uma mistura bem homogênea. Verta a mistura em uma tigela média e adicione a farinha de rosca, o sal, a canela e o fermento, mexendo com um fouet até ficar uniforme. Por fim, adicione a pera picadinha e as passas escuras, misturando com uma espátula até envolvê-las na massa.
Distribua a massa entre as forminhas e polvilhe com a misturinha de açúcar e canela. Leve ao forno por 20 minutos, mais ou menos, ou até que os bolinhos passem no teste do palito.
Sirva-os em temperatura ambiente, com café ou chá.
As forminhas são da Sulformas. Não, não somos parceiros (ainda), só estou contando porque muita gente pergunta.