A simples descrição dessa receita já me ganhou – ‘pense em uma bruschetta, só que com berinjela no lugar do pão’. Não é demais?
A receita é da minha musa Dorie Greenspan e veio em boa hora. Com a casa em reforma e uma barriga que não para de crescer, eu estava precisando mesmo de uma comidinha reconfortante e que não pesasse muito na consciência.
Adaptei a receita aos ingredientes disponíveis em minha confusa despensa, mas recomendo testá-la do jeitinho que a Dorie a preparou.
150g de tomatinhos-uva cortados em oitavos (corte em quartos e parta cada quarto ao meio)
½ cebola branca picadinha
12 azeitonas verdes sem caroço, picadinhas
1 colher (sopa) de orégano seco
1 colher de sopa de alcaparras drenadas, lavadas
1 dente de alho picadinho
2 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
2 colheres (sopa) de azeite extra-virgem de oliva, mais um pouco para pincelar as berinjelas
6 berinjelas pequenas, extremidades aparadas
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Numa tigela média, misture os tomates, a cebola, as azeitonas, o orégano, as alcaparras e o alho. Adicione o vinagre balsâmico e o azeite e misture delicadamente. Tempere com sal e pimernta a gosto e reserve em temperatura ambiente (você pode preparar a caponata com até duas horas de antecedência).
Aqueça o seu grill em fogo médio/alto. Com um descascador de legumes, remova algumas tiras da casca das berinjelas. Corte-as em fatias longitudinais grossas (2,5 cm). Pincele as fatias com azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
Grelhe as fatias de berinjela por 8 minutos de cada lado, até que fiquem ligeiramente chamuscadas e macias quando espetadas com um garfo. Sirva as berinjelas mornas ou em temperatura ambiente, cobertas com a caponata.
Eu gosto do amarguinho da berinjela, mas sei que nem todo mundo é tão fã dele. Assim, recomendo que, após cortar as berinjelas em fatias, você as deixe de molho em água por uns 20 minutos ou mais, ou que as salgue e deixe escorrer por meia hora num escorredor de macarrão.